O frio toma conta das cidades da Alemanha, e com isso as pessoas que vivem em situação de rua e não encontram abrigo, acabam tendo que suportar baixíssimas temperaturas, colocando em risco a própria vida. No entanto, uma iniciativa veio para tentar resolver o problema. Foram instaladas várias cápsulas térmicas pela cidade de Ulm, que oferecem acolhida àqueles em situação de desamparo.

Desde o último dia 8 de janeiro, é possível ver espalhadas pela cidade grandes cápsulas, feitas de madeira, aço e equipadas com isolamento térmico, para dar abrigo aos mais necessitados.

“Hoje voltamos a instalar as cápsulas – infelizmente com atraso devido ao coronavírus, mas justamente em tempo para as noites realmente frias”, se lê na publicação do Facebook do projeto Ulmer Nest, que tem como fim “apoiar as medidas existentes para a proteção contra as geadas”, segundo escrevem em sua página da internet.

A ideia das cápsulas é proteger do vento, do frio e da umidade, e cabem até duas pessoas nelas. As cápsulas possuem sensores que ativam imediatamente quando alguém entra em uma delas.

“Esperamos poder repetir resultados os positivos do ano passado para oferecer também a longo prazo uma medida complementar de proteção do congelamento existente em Ulm”, explicaram no Facebook os idealizadores da ideia.

Entre as novas características se encontram melhorias no isolamento térmico de seu interior para otimizar o clima, instalação de painéis solares, além de conexão à rede radioelétrica Ulmer LoRa Wan IoT para não depender das redes móveis.

Flaco Pross, o designer da cápsula, comentou que as pessoas não necessitam preencher nenhum tipo de formulário para poder usá-las. Além disso, os sensores instalados nelas são capazes de captar cada vez que se abre e se fecha e imediatamente envia uma notificação aos membros da Ulmer Nest, ou para a associação beneficente Caritas Ulm-Alb-Donau, que no dia seguinte se dirigem ao lugar para oferecer ajuda para a pessoa que passou a noite ali. Caso a cápsula sofra algum dano, o reparo acontece o mais rápido possível.

“Esperamos com os Ulmer Nest ofereçam um pouco de segurança e proteção para aqueles que mais necessitam em Ulm”, finaliza a publicação no Facebook.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Ulmer Nest/Facebook.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.