Como criar uma rotina ao andar de bicicleta e melhorar a sua saúde mental?

Se você mora em uma cidade grande, é bem provável que tenha de enfrentar um trânsito caótico para poder se deslocar até determinados locais.

Diante desse contexto, cada vez mais pessoas têm abandonado os veículos e começaram a se locomover através das bicicletas.

Afinal de contas, diversos são os benefícios, os quais vão muito mais além do que aqueles que se referem a nossa saúde e bem-estar.

Mas, como criar uma rotina ao andar de bicicleta? No artigo de hoje, daremos algumas dicas úteis para conseguir conquistar o seu objetivo de melhorar a sua qualidade de vida.

Como criar uma rotina ao andar de bicicleta?

Não há como negar que os exercícios físicos são ótimos antidepressivos naturais, uma vez que eles contribuem para o nosso bem-estar geral.

Mas, para que isso possa se tornar em um hábito ainda mais natural, é fundamental obter algumas dicas para poder criar uma rotina.

Quanto a isso, as nossas dicas são as seguintes:

1. Escolha um lugar que consiga pedalar com frequência

Primeiro de tudo, é essencial que você defina um local para poder tornar essa prática em um hábito.

Nesse sentido, o mais adequado é que você dê preferência por locais que possuam um terreno mais plano, para ganhar frequência.

Afinal de contas, se você ainda não tem o costume de pedalar, começar com percursos de terra, que tenham subidas ou sejam de paralelepípedos pode ser desanimador.

2. Insira a bicicleta dentro de sua rotina, sem afetar o restante

Uma dúvida bastante comum que as pessoas costumam ter é sobre que horas elas devem começar a pedalar, mas saiba que isso pode variar de acordo com a sua rotina.

Afinal de contas, há pessoas que possuem maior disponibilidade pela manhã e, outros, durante o período noturno.

Sendo assim, a nossa dica é que você insira o ciclismo de forma leve e natural, de modo a manter a sua consistência.

Caso contrário, você vai começar a enxergar essa prática como sendo um sacrifício, algo que dificulta para se tornar em um hábito, facilitando inclusive que desista.

Se você tem uma disponibilidade diária de 4h para esse exercício, não seria muito ideal iniciar logo com essa frequência.

Afinal de contas, o ciclismo é uma prática que requer um certo condicionamento físico. Por isso, que tal dissolver essas 4h em 1h diária, durante 4 dias alternados?

A partir do momento que você começa a ter uma certa frequência e melhorar o seu condicionamento, então pode cogitar aumentar o tempo que passa pedalando.

3. Use roupas e acessórios adequados

Outra dica essencial para que você possa criar uma rotina é justamente tendo roupas e acessórios adequados para a prática.

Tenha em mente que o traje adequado não é apenas para aqueles que são profissionais ou atletas de alto rendimento.

Se o seu intuito é começar a pedalar com maior constância, não deixe de usar capacete, luvas e demais peças de roupas que sejam adequadas.

Afinal de contas, o intuito da roupa é oferecer maior conforto, haja vista que detém um material de maior qualidade.

Além disso, usar capacete e luvas é uma questão de proteção, que se interliga diretamente com a sua segurança.

4. Crie uma planilha de treinos simples

Quando falamos em planilhas, isso pode soar um pouco complexo, mas é muito mais simples do que se imagina.

Nesse sentido, o intuito da planilha é que você possa criar um cronograma online para saber exatamente os dias e horários para praticar esse exercício.

Mas, quando for fazer isso, não deixe de sempre levar em consideração os seus afazeres, para não atrapalhar a sua rotina.

Você pode começar colocando o mínimo de informações possíveis e, à medida que o tempo passa, ajustar aos poucos, mas sempre tendo como base as suas limitações.






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.