Tomar a decisão de viver numa casa de madeira pode mudar a sua vida de uma forma que possivelmente nunca esperou. As casas de madeira modernas são construídas com o propósito de proporcionarem uma vivência quotidiana mais agradável e saudável, quase sempre em contacto próximo com a natureza.

Além disso, a casa de madeira é o tipo de construção mais ecológica e sustentável, algo cada vez mais importante nos dias que atravessamos. Se até os automóveis que conduzimos se estão a tornar cada vez mais ecológicos, por que razão não empregamos o mesmo princípio às nossas habitações?

Se está a ponderar construir uma casa de madeira, existem alguns pontos que deve ter em atenção, para garantir que o seu sonho de viver de forma mais saudável, tranquila e ecológica, se vai concretizar como realmente pretende.

O que precisa de saber sobre o processo de construção

O processo de construção de uma casa de madeira não é muito complexo. Especialmente se optar por contratar os serviços de uma empresa especializada em casas pre fabricadas em madeira. Neste caso, o processo é todo muito mais simples:

• Acede ao site da empresa e consulta o seu catálogo de casas;
• Escolhe o modelo que pretende;
• Personalize conforme desejar;
• Entre em contacto com a empresa para receber o seu orçamento.

Depois, em termos mais práticos, deve ter especial atenção a algumas particularidades.
Escolher a madeira certa

Madeira de qualidade inferior irá originar muitas dores de cabeça no futuro. Empresas mais experientes e credíveis optam por materiais de qualidade superior, como o pinho nórdico. Madeira proveniente de áreas muito frias, onde o clima dificulta o crescimento das árvores.
Madeira mais densa origina construções mais robustas e também proporciona um melhor isolamento térmico.

Quem faz as fundações?

Quando escolhe uma casa prefabricada, a maioria das empresas pede que seja o cliente a tratar das fundações. Nesta situação, será necessário contratar os serviços de uma terceira empresa que possa realizar esse serviço.

Contudo, também existem empresas de construção de casas de madeira que oferecem este tipo de serviço como opção. Se não quer ter o trabalho de lidar com múltiplas empresas, o ideal é contratar o serviço à empresa que irá construir a casa. Assim, tudo fica mais simples.

Propriedades térmicas

Quando é utilizada madeira de qualidade e quando a mesma é tratada com os produtos mais adequados, terá a certeza de que a sua casa de madeira será bastante confortável termicamente. A madeira é um ótimo isolamento natural e mesmo no inverno dá garantias de um melhor conforto interior.

Este bom desempenho térmico contribui para uma melhor eficiência energética nas casas de madeira. A conta de eletricidade será sempre menor, se optar por viver numa habitação deste tipo.

Tratamento da madeira

Para evitar fendas, infiltrações e problemas relacionados com a humidade, é indispensável que a madeira seja alvo de tratamento adequado. Também relativamente a este ponto, geralmente tem duas opções: contratar uma empresa terceira para realizar este trabalho, ou contratar o tratamento da madeira como serviço opcional, através da empresa que irá construir a sua casa

RECOMENDAMOS






Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.