Ensine seu filho a ser responsável

Ensine seu filho a ser responsável. Existem 3 recomendações que consideramos essenciais para a formação de um menor. Mas, é claro, em cada lar há um ensino da educação e dos valores que seus membros buscam; no entanto, consideramos bem o nosso conselho de que ele possa se adaptar a qualquer uma das doutrinas que cada um possui.

Esperamos sinceramente que este artigo sirva para ensinar seu filho a ser responsável e, de alguma forma, continuar avançando no trabalho difícil mas precioso de educá-lo.

Dê tarefas dentro de casa

Tarefas domésticas devem ser compartilhadas por todos os membros da família, dos mais jovens aos idosos.

Ele é o mais responsável por ter seu quarto arrumado e seus brinquedos no lugar. Não está certo que mamãe e papai passem o dia inteiro atrás dele para resolver toda a bagunça que ele faz.

Mas a criança pequena tem que aprender que não só o seu quarto e os brinquedos são sua responsabilidade, porque há muitas tarefas domésticas que beneficiam toda a família e, portanto, devem ser responsabilidade de todos: limpeza, preparação de alimentos, lavando pratos, lavando roupas, tirando lixo, reciclando, cortando a grama …

Trabalhar enobrece, e através do trabalho você aprende a ser responsável, por isso, mesmo com apenas um ano de idade você tem que ensinar a criança a ajudar em casa.

Digamos, por exemplo: se seu filho tem 1 ano de idade, ele pode ajudá-lo a levar as roupas da cama dele para o armário, arrastar a cesta de roupas sujas vazias para o banheiro ou para o lugar onde você sempre colocou. Você também deve pedir-lhe para ajudá-lo a carregar as compras do carro para a cozinha: saquinhos de chá, uma pequena xícara de iogurte ou sorvete, pão … essas coisas.

Então, essas responsabilidades não o pegam de surpresa quando ele envelhece, já que ele apenas levanta alguns centímetros do chão e caminha, você deve ensiná-lo a te ajudar em casa.

Ensine você a se importar com os outros

Com 2, 3, 4 anos, a criança deve aprender a cuidar dos outros e ajudá-los sempre que precisar. Então você também estará ensinando-o a ser responsável com seus colegas. Sua maior responsabilidade é estudar e aprender algo novo todos os dias, mas ele deve saber que aqueles ao seu redor precisam dele tanto quanto ele.

Se a cabeça da mãe dói e ela vai para a cama, ele pode muito bem acariciar a testa dela para que a dor seja removida e ele fique com ela por um tempo.

Ensinar uma criança a amar os outros é também se preocupar com seu bem-estar físico e emocional. É importante que a criança nem sempre seja o centro das preocupações familiares. Ele tem que aprender que os outros membros principais são humanos e, como tal, importantes.

Recompense-o por seu bom comportamento

Finalmente, queremos falar com você sobre o significado dos prêmios na formação de um menor e o quanto eles vão ajudá-lo a ser mais responsável, mesmo que você não acredite em princípio.

Tenha em mente que quando falamos de prêmios, neste caso, não queremos dizer uma bicicleta, um tablet, um celular, uma carona ou qualquer outro presente material que possa ser dado. Nós falamos sobre recompensá-lo através de elogios, expressões de afeto e da importância da autoestima.

Uma criança responsável por si e pelos outros deve receber elogios dos adultos ao seu redor. Devemos destacar suas boas ações e seu comportamento.

Mas é claro, você também não precisa passar por isso, porque isso pode criar uma certa egomania. Se, por exemplo, hoje, além de suas responsabilidades regulares: Ele fazer trabalhos de casa da escola, tirar o lixo, pegar seu quarto e seus brinquedos, preocupado com a ajudar a mãe a servir a mesa e papai cortar ervas do jardim bom merece um bom elogio:

– Que criança responsável! Como você está crescendo! Muito bem, é assim que se faz! Obrigado … Porque ele, assim como todos, precisa receber um feedback que lhe diga se ele está fazendo a coisa certa, e quanto os outros valorizam isso.

Tenha em mente que as crianças gostam de ser úteis e receber os elogios deliciosos: um beijo, um abraço ou uma frase encorajadora: que criança boa, como ajudar sua mãe! Além disso, se é verdade, por que não contar a ele? Quem melhor para elogiá-lo do que você: sua mãe.

Traduzido do site Eresmamá

Imagem de capa: Pexels






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.