Aquele hábito matinal de acordar e escolher a roupa que vamos utilizar, seja para trabalhar, estudar ou para qualquer outro compromisso, é automático, faz parte da rotina de todos nós. Porém, sem percebermos, isso pode influenciar nosso humor e alterar o nosso comportamento. De acordo com cientistas, por mais trivial que seja essa atividade, a saúde, o humor e a confiança de uma forma geral afetam os níveis de autoestima devido à busca por uma autoimagem saudável. Trata-se de um fenômeno, chamado pelos especialistas, de cognição indumentária (enclothed cognition).

Você já parou pra pensar que quando está mais bem-humorada busca uma roupa mais alegre, estampada, ou de cores vibrantes. Quando está mais pensativa, introspectiva procura usar um tom mais sóbrio, mais neutro. Então, já está cientificamente comprovado que adquirir uma nova peça de roupa mexe com nossos sentimentos. Aquela sensação gostosa de ter encontrado uma roupa que é a nossa cara, muda o estado de espírito, traz uma sensação de alegria contagiante.


Peças que te colocam um sorriso no rosto

Nós mulheres gostamos de variar os looks, espalhar as roupas na cama para buscar a combinação ideal para aquela festa, aquele evento, para toda e qualquer ocasião especial. Algumas situações, ou compromissos, pedem roupas novas, peças diferentes, mais que outras. Nossa vida é cheia de ciclos distintos e para cada um deles temos algumas roupas que nos conectam com esses novos eventos e nos remetem a sensações de prazer e bem estar elevados.

Veja alguns exemplos:

Vestidos: seja um modelo de vestido feminino longo, de seda, de viscose com ou sem fenda para um casamento, com ou sem manga, transpassado, curto, de couro ou com babados para um batismo, festa, ou até um chá de bebê, é uma peça importante porque trabalha a silhueta do corpo feminino e reforça a sensualidade explorando as curvas da mulher de forma elegante e sensual, aumentando naturalmente a autoestima feminina. Melhora o ego.

Calça jeans feminina: um item quase obrigatório no guarda roupa feminino a calça jeans feminina é bem-vinda porque oferece alternativas variadas de composição de looks, seja para o trabalho ou para o lazer. Ela está atrelada à confiança devido a sua praticidade e conforto que proporciona para qualquer ocasião.

Calça legging: esta na maioria das vezes ligada a uma fase fitness. Aquela inscrição na academia pede uma calça legging estampada, uma corrida 5k no final de semana pode sugerir um modelo na cor preta, cinza ou outros tons mais neutros. Exercícios em parques ao ar livre podem sugerir cores vibrantes para estimular o momento, ou uma calça legging básica para usar em casa. Ela proporciona a prática de atividades em geral com segurança e também com conforto.

Saia: faz parte do vestuário básico feminino. Está muito ligada a eventos sociais de uma forma geral. Seja para ir à igreja, uma festa de aniversário ou de casamento, até mesmo para usar no ambiente corporativo, uma saia nova no closet é certeza de alegria. Em qualquer época do ano ela se encaixa perfeitamente a diversos estilos e proporciona inúmeras alternativas de combinações. As saias plissadas aumentam a silhueta, ideal para as mais magras. As saias drapeadas, evasê ou godê são mais estilosas. Se você possui quadril avantajado, as listas de cores escuras são mais adequadas. As saias midi são as mais sensuais, e as saias longas são muito bem vindas para quaisquer oportunidades, formais ou informais.

Short feminino: traz uma sensação de liberdade, pode ser para usar durante as férias, como um short de moletom ou moletinho, ir a uma festa com um short saia, uma happy hour com as amigas com um short jeans e até mesmo ir ao cinema com o namorado, noivo ou marido de short cintura alta de alfaiataria pra esbanjar charme.

Camisa feminina: remete a elegância. Uma camisa feminina social manga longa ou manga curta, por exemplo, pode ser adquirida para aquele emprego novo que você tanto almejou, para uma promoção que você conquistou na empresa que trabalha ou até algum evento mais sofisticado que pede charme e graciosidade.

Camisetas femininas: uma válvula de escape traz liberdade devido à versatilidade da peça. Às vezes em um passeio pelo shopping você se depara com aquela camiseta feminina básica, ou uma camiseta cropped, estampada, padronagem floral e até animal print que vai combinar com tudo que você tem no seu guarda roupa.

Lingerie: sem dúvida a peça que está mais ligada ao prazer, tem papel fundamental na autoestima da mulher. Conjuntos de lingerie cropped, com detalhe em renda, com decote, com detalhes em tiras, todos sempre serão adquiridos com o objetivo da conquista do mesmo ou de um novo amor, além de trazer outros benefícios.

Outras vantagens de adquirir uma peça nova

É importante salientar que muitos modelos de roupas são pensados para uso contínuo, e por conta disso trazem características voltadas para a saúde da mulher.
Algumas peças podem melhorar a postura, ajudar na saúde íntima e contribuir até no pós-operatório permitindo uma postura e compressão adequadas propiciando uma qualidade de vida melhor para quem passou pelo parto.

Comodidade e facilidade no conforto do lar

Você está em um novo relacionamento, novo emprego, mudou de cidade, de país, tem um batizado ou vai a um casamento e quer comprar uma roupa nova.
Você está a um clique de renovar seu closet. Acesse a plataforma da Shafa e escolha a peça que é a sua cara.

RECOMENDAMOS






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.