O equilíbrio mental é fundamental para o nosso bem estar, tanto emocional quanto físico. No entanto, muitas vezes negligenciamos ou não prestamos atenção suficiente a isso. Somos proativos em muitas áreas de nossas vidas, cuidamos de nossa dieta, nos mantemos em forma e protegemos nossas posses mais valiosas, mas às vezes esquecemos nosso equilíbrio psicológico e o deixamos completamente ao acaso, tornando-nos vítimas das circunstâncias.

O que é equilíbrio mental?

Equilíbrio mental é um estado de bem-estar que resulta da libertação da mente de suas tendências aflitivas e negativas, percebendo seu potencial em termos de sabedoria, compaixão e criatividade. É um estado em que afetos e pensamentos contribuem para o bem-estar pessoal, para que nos sintamos plenos e em paz, a fim de desenvolver nosso potencial ao máximo.

Alcançar o equilíbrio mental não significa que nos livraremos completamente de pensamentos e emoções negativas porque, de uma maneira ou de outra, estaremos sempre expostos a adversidades e problemas. Desenvolver o equilíbrio mental significa não permitir que essas situações gerem tantos pensamentos e emoções negativos que distorçam demais a balança para nos fazer sentir mal.

Os 4 tipos de equilíbrio mental: como desenvolvê-los?

1. Equilíbrio Conativo

Conation refere-se a intenção e vontade, bem como a sua implementação. Isso não implica simplesmente estabelecer uma meta ou querer algo, mas comprometer-se com sua realização. Não se limita ao desejo de parar de fumar, mas significa comprometer-se e mudar a verdade.

O equilíbrio conativo é fundamental para o equilíbrio mental, porque se desenvolvermos desejos e aspirações irreais ou não fizermos nada para alcançar nossos objetivos, acabaremos frustrados e sofreremos um alto nível de angústia psicológica.

Por outro lado, experimente um déficit conativo; isto é, não querer nada nem se comprometer com nenhum objetivo tende a gerar apatia, desânimo e, por fim, um vazio existencial que nos deixará profundamente infelizes. Permanecer apático leva à decepção e ao desespero.

A chave é desenvolver objetivos e desejos baseados na realidade e orientados para a nossa felicidade, com a qual podemos nos comprometer e trazê-lo para a fruição, irá facilitar o nosso equilíbrio psicológico. No entanto, para desenvolver o equilíbrio conativo, não é suficiente mudar alguns objetivos para os outros, temos que iniciar um exercício de introspecção que nos permite descobrir o que realmente queremos e nos comprometer com esses objetivos.

2. Equilíbrio de atenção

A vontade sem a capacidade de manter a atenção leva a um desequilíbrio. Na verdade, o equilíbrio atencional é essencial para um desempenho ideal e não cair em hiperatividade ou hipoatividade.

Atenção em hiperatividade ocorre quando a mente está excessivamente excitada, o que gera um estado de agitação compulsiva e distração. Esse nível de atenção não é funcional e não nos permite atingir nossos objetivos, pelo contrário, leva à dispersão. No extremo oposto, encontramos a hipoatividade da atenção, um estado de flacidez que nos mantém desconcentrados e também nos impede de alcançar nossos objetivos porque a mente vagueia sem rumo.

Esses desequilíbrios são remediados através da atenção plena, que seria um nível de atenção sustentado e voluntário, focado em uma atividade ou objeto, sem distrações. Esse tipo de atenção não é direcionado apenas para o externo, mas envolve também a capacidade de se autoclassificar e ser capaz de guiar gentilmente a atenção para o que nos interessa quando estamos distraídos, sem ficar com raiva, irritados ou frustrados.

Essa atenção pode ser cultivada de maneiras diferentes, embora um dos métodos mais eficazes seja a meditação da atenção plena.

3. Equilíbrio cognitivo

O equilíbrio cognitivo envolve interagir com o mundo da experiência sem fazer suposições ou abrigar ideias preconcebidas sobre eventos que podem levar a interpretações errôneas ou distorções da realidade. Significa estar presente sem julgar ou criticar, simplesmente vivendo a experiência.

O equilíbrio cognitivo envolve a eliminação de estereótipos e preconceitos, bem como vieses cognitivos, ou pelo menos estar ciente de sua existência para entender a diferença entre a realidade e nossas expectativas ou fantasias, esse mundo que giramos em nossas mentes e que geralmente leva a interpretações errôneas ou reações emocionais exageradas fora de contexto.

O budismo nos oferece um exemplo claro de desequilíbrio cognitivo: confundir uma corda enrolada com uma cobra. Como é possível? Essa confusão se deve ao fato de que, em vez de meramente verificar a realidade, não prestamos atenção suficiente e projetamos nossos medos ou expectativas, transformando a corda em uma cobra.

Na vida cotidiana, continuamente confundimos nossas expectativas, ideias e preconceitos com a realidade, projetando nossos medos e esperanças em fatos. Isso gera um desequilíbrio, já que não respondemos à realidade como ela é, mas reagimos à história que construímos em nossa mente. Esse desequilíbrio cognitivo pode nos levar a lutar contra os moinhos de vento, fazendo com que percamos valiosas energias.

Para desenvolver o equilíbrio cognitivo, devemos testar continuamente nossas crenças e pensamentos. Devemos nos perguntar se estamos reagindo ao que acontece conosco ou se estamos exagerando os fatos porque nossas expectativas ou ideias preconcebidas estão nos influenciando. É um trabalho profundo de reestruturação cognitiva que envolve a mudança das crenças limitantes para as mais adaptáveis ​​e flexíveis.

4. Equilíbrio emocional

O equilíbrio emocional é o resultado do equilíbrio entre o equilíbrio conativo, atencional e cognitivo. Quando nos colocamos em metas realistas e nos comprometemos com sua conquista, mantemos nossas expectativas sob controle e nos concentramos no que realmente importa, o equilíbrio emocional é um resultado natural do equilíbrio entre desejos, pensamentos e ações.

Ter um bom equilíbrio emocional não implica assumir uma atitude indiferente e fria, mas estar ciente das emoções que estamos vivenciando, compreender sua influência e ser capaz de gerenciá-las e expressá-las de maneira assertiva.

De fato, para manter o equilíbrio mental, a raiva é tão negativa quanto a euforia extrema, porque ambos os estados se tornam espetáculos que nos impedem de ver claramente a realidade. O equilíbrio emocional é o resultado de uma adequada regulação das afeições, do autoconhecimento e da maturidade.

Para desenvolvê-lo, é necessário trabalhar na Inteligência Emocional e assumir que as emoções não são inimigas para lutar, mas sinais a serem levados em conta, tão valiosos quanto a lógica e a razão.

Por que você deveria investir em seu equilíbrio mental?

Desenvolver um bom equilíbrio mental ajudará você a lidar com os problemas. Quando você tem as ferramentas psicológicas necessárias e tem uma visão mais equilibrada, você será capaz de lidar com as dificuldades sem quebrar. Isso significa que a adversidade causará menos danos e que você poderá sair antes desse estado. Sem dúvida, é um investimento que vale a pena.

TEXTO TRADUZIDO DE RINCON PSICOLOGIA

 

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*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


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