Loot boxes: o novo perigo para os adolescentes

Se você tem filhos adolescentes jogando videogames, este artigo é para você. As loot boxes estão sendo referenciadas como o novo perigo que mesmo os pais mais responsáveis ainda não detetaram. Jogos como Overwatch, Star Wars Battlefront 2 e Middle Earth: Shadow of War incluem este tipo de funcionalidade que está causando uma grande polêmica, obrigando as desenvolvedoras de videogames a tomar uma posição sobre o assunto.

Mecanismo semelhante ao de um jogo de cassino

Certamente você saberá que buscando por cassino online Brasil encontra diferentes opções para jogar no cassino online. Essas plataformas – ou pelo menos aquelas mais sérias e honestas, que cumprem com as leis dos países onde estão licenciadas e registradas – não permitem o jogo a menores de idade.

Mas agora imagine que um videogame tem uma funcionalidade onde seu filho adolescente, a troco de um pequeno pagamento em dinheiro, pode arriscar a sorte para ganhar um item extra para o jogo, e sem saber se vai conseguir ou não. Parece uma máquina caça-níquel, certo? E acessível a menores de idade, ao contrário dos cassinos.

Pois é exatamente isso que está acontecendo e está motivando uma onda de indignação em vários países do mundo. Após os primeiros relatos de adolescentes gastando dinheiro e revelando um comportamento semelhante ao de jogadores de cassino descontrolados, políticos e organismos de proteção do consumidor iniciaram sua batalha contra as loot boxes.

Polêmica mundial

As críticas já vinham se acumulando quando, no passado mês de novembro, o governo da Bélgica solicitou à União Europeia que proibisse as loot boxes nos videojogos. O pedido veio depois de um órgão público belga ter declarado que a funcionalidade deveria ser colocada debaixo da lei que regula os jogos de azar. Ao mesmo tempo, nos Estados Unidos, tinha um representante estadual do Havaí movendo uma ação legislativa para proibir as loot boxes para menores de 21 anos, enquanto uma senadora escreveu uma carta ao órgão de autorregulação da indústria de videogames exigindo esclarecimentos sobre a matéria.

Na Austrália, o caso tomou proporções ainda maiores, depois de uma grande reportagem do jornal ABC ter chamado a atenção da opinião pública para o assunto. O senador Steele-John, de 24 anos, foi dos mais enérgicos a falar sobre isso, utilizando sua própria experiência enquanto gamer e falando que seus colegas senadores, por serem mais velhos, não estariam suficientemente sensibilizados para o tema.

As desenvolvedoras parecem estar recuando; no início de Abril, a empresa responsável pelo jogo Middle Earth: Shadow of War anunciou que vai retirar as loot boxes até julho. De qualquer forma, será bom acompanhar o que seu filho adolescente está jogando.

Imagem de capa: sakkmesterke/shutterstock






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