Após um ano vivendo em meio a uma pandemia sem precedentes, é difícil encontrar alguém que esteja com a mente totalmente equilibrada. Felizmente, existem algumas formas de passar por essa fase com mais leveza, dicas essenciais para essa nova onda da doença.

Além de ter os cuidados básicos com a saúde física, com a proteção com máscara e álcool em gel, é preciso dar atenção para a saúde mental.

Isolamento social, novas formas de trabalho e dinâmicas de segurança que não faziam parte da nossa rotina são grandes responsáveis por transtornos da mente nos últimos meses, como a depressão.

Por isso, conhecer formas de passar por essa fase com mais leveza pode deixar a mente na pandemia bem mais saudável. Confira!

1. Desenvolva uma nova habilidade

Muito se falou sobre ver o isolamento social como uma oportunidade para evoluir profissionalmente.

Mas você também pode aproveitar o tempo para desenvolver uma nova habilidade que não seja ligada ao trabalho, apenas por interesse.

Seja cultivar plantas, fazer uma horta, aprender a usar um software ou organizar seus arquivos, manter a mente na pandemia ocupada é essencial para o equilíbrio.

Na internet, é possível encontrar uma série de cursos disponíveis, em plataformas gratuitas e pagas. Reservar um momento do dia para ver algo de seu interesse também é cuidar da mente.

2. Crie um vídeo com suas lembranças especiais

Esse momento complexo de pandemia costuma despertar o sentimento de nostalgia nas pessoas. Uma forma de lidar com a sensação é rever as lembranças – mas de um jeito diferente.

Você pode aproveitar para reunir memórias de outros anos e criar um vídeo com lembranças especiais. Depois, vale compartilhar com amigos e familiares nas redes sociais.

Imagem: Pixabay
Imagem: Pixabay

Nesse caso, um editor de vídeo sem marca d’água é bem-vindo. E um dos melhores programas para quem quer começar é o Filmora.

Além de permitir salvar projetos sem inserção de marca, o Wondershare Filmora conta com os principais recursos de edição, além de um banco de transições e músicas profissionais.

No final, além de criar um vídeo especial, você desenvolve uma nova habilidade.

3. Aproveite a internet para conhecer o mundo

Para muita gente, o ponto mais difícil para a mente na pandemia é a impossibilidade de realizar tarefas que eram normais, como viajar e conhecer novos lugares.

Enquanto o mundo se adapta e muitas fronteiras se fecham para os brasileiros, a saída para dar mais conforto para a mente pode estar na internet.

Graças a sites, portais e vídeos, existe uma infinidade de conteúdo sobre viagem disponível. Além disso, museus e espaços turísticos têm apresentado ferramentas para visitas online, uma das formas de viajar sem sair de casa.

4. Criar um hábito saudável

Pesquisas apontam que é necessário de 21 a 66 dias para adquirir um novo hábito. E já que o isolamento social impede várias atividades, que tal aproveitar o tempo para desenvolver um hábito saudável?

Você pode optar pelo hábito da leitura, da meditação, de comer uma dieta mais saudável, ou mesmo de se livrar de costumes prejudiciais, como o álcool ou o cigarro.

Escolha uma prática que você gostaria de inserir na sua vida e se proponha a realizá-la por um período. Quando você perceber, o novo será um hábito.

5. Faça uma atividade física

A dificuldade em sair de casa e o fechamento de áreas públicas nas cidades fez com que muitas pessoas desistissem de praticar uma atividade física.

O resultado foi mais de um terço dos brasileiros com sobrepeso durante o isolamento social. Ou seja, não é só a mente na pandemia que sofreu.

Entretanto, além da saúde física, deixar de praticar exercícios impacta na mente, uma vez que as atividades produzem hormônios que ajudam na prevenção e combate da depressão e ansiedade.

Imagem: Freepik

Por isso, vale treinar em casa mesmo, com o apoio de vídeos na internet ou de um personal à distância. O importante é se movimentar!
Mente em equilíbrio
2020 foi um ano de grandes transformações para o mundo e não é de se surpreender que a mente na pandemia tenha sido tão impactada.
Em meio aos aprendizados de como se proteger da doença, perdas de amigos e familiares e uma rotina completamente nova, encontrar o equilíbrio mental não parece tão simples.
E já que não podemos evitar essa situação, nos cabe desenvolver formas de passar por essa fase com mais leveza.
Ao dar ferramentas úteis para a mente na pandemia, sua saúde é impactada diretamente. E nada como ter mais bem-estar nos seus dias, especialmente nos tempos que vivemos.
***
Imagem de capa: Imagem: Freepik

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.