Minissérie da Netflix baseada em fatos leva espectador às lágrimas e provoca profundas reflexões

“Tudo Pede Salvação” é uma minissérie italiana dirigida por Francesco Bruni e protagonizada por Federico Cesari. A história gira em torno do jovem Daniele, de 20 anos, que acorda e se vê involuntariamente internado em um hospital psiquiátrico, onde precisa reaprender a viver e a amar com a ajuda dos outros pacientes.

A minissérie, que estreou na Netflix em 2022, é baseada no romance Tutto Chiede Salvezza, publicado em 2020 por Daniele Mencarelli. O livro retrata experiências do próprio autor no passado.

Os eventos que inspiraram o livro e a minissérie aconteceram em 1994, quando Daniele soube da piora na saúde mental de um de seus amigos de infância. Apavorado com a notícia, o jovem resolveu sair com os amigos e se entregou fortemente às drogas e ao álcool, mas sua raiva e frustração não haviam ido embora. Logo após voltar para casa, ele teve colapso mental.

No dia seguinte, Daniele acordou em uma ala psiquiátrica. Ao longo daquela semana, ele passou a conviver com outros cinco pacientes, médicos desconhecidos e enfermeiras. O que num primeiro momento parecia um castigo, pouco a pouco se revala em uma das experiências mais intensas e edificantes da vida do rapaz.

O livro ganhou o prêmio literário Strega Giovani em 2020 e chamou a atenção da Netflix, que resolveu adaptar a história para as telinhas. Eleanora ‘Tinny’ Andreatta, vice-presidente das produções originais italianas da Netflix, concedeu uma entrevista à epoca do lançamento da minissérie e falou um pouco da força da história contada pro Daniele: “É uma história que analisa os pontos fortes e fracos da geração jovem, como estamos caminhando em uma linha sutil de segurança e os momentos mais sombrios de nossas vidas.”

Veja o trailer de “Tudo Pede Salvação”:

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Tem Alguém Assistindo?






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.