Uma frase que nós internalizamos bem, mas que raramente cumprimos, é a de “não faça o que você não gosta que seja feito com você”. Uma frase profunda, com muita formação moral e educacional que, no momento da verdade, se torna uma das muitas outras frases cujo significado se perde com nossas ações.

Às vezes, não estamos cientes de que estamos fazendo algo que criticamos anteriormente. Talvez seja algo inato ao ser humano. Talvez não possamos controlar não sermos capazes de abrir nossos olhos para algo com o qual não concordamos, mas que subsequentemente fazemos.

O ser humano é incoerente?

Uma das coisas que é difícil suportar é a incoerência. E, nela, entra esse ponto fundamental. Se você não gosta de se fazer isso em sua vida, por que você faz isso com a vida dos outros? Um exemplo muito simples, que será seguido por muitos mais.

É importante ter em mente que o ser humano está mudando constantemente . Que o que parece certo para mim hoje pode não ser assim amanhã. Hoje eu posso querer me casar e daqui a alguns anos não. Isso é aceito, porque nós evoluímos, amadurecemos, nós mudamos. As experiências marcam nossa vida e a modificam. Nós nunca paramos de aprender, assim como nunca paramos de evoluir.

Mas o que acontece quando penso em uma coisa e imediatamente faço o oposto? Isso não é evolução, isso não é mudança ou maturação. Isso é pura inconsistência. Porque podemos ser incoerentes, podemos. Ninguém nos nega essa possibilidade, porque não somos  obrigados a nada. Mas pense na sua estabilidade emocional .

Precisamos saber quem somos e agir de acordo. Nós não podemos pensar em algo e fazer o oposto depois. Se estou desequilibrado ao lidar com pessoas incoerentes, a própria pessoa incoerente deve ter uma miríade de ideias mistas e nada clara em sua mente. Isso os torna muito incapazes de discutir e defender seus próprios pensamentos ou ações.

Eu não quero isso, mas eu quero

Pessoas incoerentes frequentemente fazem coisas que não querem que aconteçam com elas, mas como você pode pensar dessa maneira? É algo egoísta e impossível. Se você não quer ser mentido, mas você mente, você inevitavelmente atrairá muitas mentiras para você. Não é só o fato de você não gostar, mas sempre atrairá o que você faz.

Você não ouve que, se for negativo, atrairá o negativo, mas, se for positivo, atrairá todas as coisas boas? Talvez você não tenha conhecimento disso ou talvez sim. Mas a verdade é que quanto mais positivo você for, melhor, tudo irá embora. Talvez o fato de fazer algo que você não gosta de fazer seja causado por uma ferida do passado em que você foi muito ferido. Mas isso deve ser resolvido.

Não minta e não os deixe mentir para você também. Não assuma uma mentira e depois se vingue. Aposte na transparência. Não deixe ninguém fazer você se sentir mal e você também não faça isso. Você se sente bem fazendo isso? Se eles te afundarem quando fizerem isso para você, não pague com a mesma moeda.

Cercar-se de pessoas positivas e se opor totalmente a você irá ajudá-lo a parar de fazer o que você não gosta de fazer consigo mesmo.

Elimine os amigos que realmente não são da sua vida. Desta forma, você evitará ter que pensar sempre em fazer a mesma coisa que eles fazem com você, e isso o machuca.
Nunca tenha o ódio como prática. O ódio só traz sofrimento à sua vida e você merece ser feliz.

Existem muitas situações que nos levam a fazer o que não gostamos. Seja vingança, ódio ou qualquer outro motivo. Mas isso faz você feliz? A resposta é “não”, como mudar isso? Como vimos, se você não gosta de si mesmo quando age dessa maneira, vá embora! Procure por pessoas positivas que fornecem coisas boas em sua vida.

TEXTO TRADUZIDO DE LA MENTE ES MARAVILLOSA

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.