Por Marie Miguel

O avanço da internet permitiu grandes conquistas em diversas áreas do desenvolvimento humano, desde o acesso à informação à comunicação veloz com pessoas do mundo todo. Para a psicologia, isso possibilitou um acesso maior aos serviços de saúde online, facilitando as opções para aqueles em busca de ajuda profissional.

A prática desses serviços online cresceu em meados dos anos 1990, apoiada pelo fomento da Sociedade Internacional para a Saúde Mental Online. Com isso, surgiu uma maior presença de terapeutas que atendem além do escritório físico. Por exemplo, o portal MyTherapist possibilita o acesso a diversos profissionais que podem atender a todo tipo de necessidade do cliente.

Um dos campos de destaque no portal é o de counselor, onde é possível encontrar respostas às suas principais dúvidas relacionadas à terapia, a melhor abordagem para você e como ela pode ajudar a sua saúde mental.

Os métodos de terapia também aprimoraram-se ao longo dos anos e novas vertentes teóricas passaram a dividir o espaço com as consagradas psicanálise de Sigmund Freud e o behaviorismo de Frederic Skinner, como a terapia Rogeriana, também conhecida por ser a psicoterapia centrada na pessoa ou humanista.

A terapia Rogeriana

O que foi tratado acima está inserido no arcabouço teórico da terapia Rogeriana. Esta consiste em um modelo terapêutico criado pelo psicólogo norte-americano Carl Rogers, focado na pessoa e de maneira empática. Assim, cabe ao cliente direcionar os caminhos do tratamento, um processo que Rogers associou ao papel de um professor e aluno.

Assim, o atendimento terapêutico pode ser mais agradável ao paciente por o profissional não ficar tirando anotações, questionar excessivamente ou tentar interpretar pensamentos sob seu próprio ponto de vista.

Segundo essa corrente teórica, uma pessoa pode entrar em conflito entre o que ela é e o que se exige dela, processo que o autor chama de neurose. Para superar isso e retomar seu estado saudável e funcional, é fundamental o papel do terapeuta. Nesse sentido, é necessário explorar o seu interior e expor sua personalidade para redescobrir a sua autoestima e autoconfiança.

Logo, a metodologia parte do pressuposto de que as pessoas têm capacidade e os recursos necessários para alcançar por si mesmas a sua autocompreensão.

O terapeuta certificado é capaz de facilitar e mediar o caminho para que o cliente encontre as soluções dentro dele com o mínimo possível de interferência do profissional, um método conhecido como não-diretivo. O cliente, então, possui mais liberdade e autonomia para alcançar os resultados que deseja e superar as dificuldades.

As qualidades de um terapeuta rogeriano

Carl Rogers identificou três qualidades primordiais para um terapeuta rogeriano executar sua metodologia e respeitar o processo focado na pessoa, são elas:

1. Congruência

Passa pelo objetivo de ser verdadeiro com o paciente, buscando vivenciar com liberdade e autenticidade as emoções que fluem na conversa. Ademais, a pessoa deve ser coerente com as atitudes e genuína com o seus sentimentos.

2. Empatia

Entender e respeitar a visão do paciente e o seu contexto sentimental. Com isso, pode ser capaz de interpretar os sentimentos do outro com o ponto de vista do paciente, evitando julgamentos e distanciando-se de seus valores pré-concebidos;

3. Consideração positiva incondicional

Significa aceitar de forma incondicional os aspectos da existência da forma como ela é. É apreciar e respeitar a individualidade do outro com seus sentimentos, vontades e experiências.

A busca por terapia online

O método desenvolvido por Rogers é amplamente utilizado na forma de tratamento online. O conselheiro pode orientar e mediar conflitos de relacionamentos ou dificuldades internas do cliente, conduzindo-o com liberdade para que, com as próprias pernas, ele entenda suas dificuldades e encontre os melhores caminhos para a retomada do bem-estar psíquico.

Assim, considerando o ambiente atual de pandemia e as diversas consequências psicológicas decorrentes desse fenômeno desafiador, deve-se estar sempre atento aos estado mental próprio e das pessoas próximas. Diversas situações podem ser resolvidas mais rapidamente com o auxílio profissional. Portanto, não hesite em explorar plataformas que facilitam o acesso a terapias com profissionais renomados e qualificados.

***

Marie Miguel Biography

Marie Miguel has been a writing and research expert for nearly a decade, covering a variety of health- related topics. Currently, she is contributing to the expansion and growth of a free online mental health resource with BetterHelp.com. With an interest and dedication to addressing stigmas associated with mental health, she continues to specifically target subjects related to anxiety and depression.

Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.