A rotina do dia a dia, o trânsito, as preocupações estão te consumindo? Você acha que está estressado? Gostaria de saber o quanto?

Com certeza essas são perguntas retóricas para as quais, infelizmente, a maioria das pessoas tem a resposta imediata.

O estresse é uma reação física, mental ou emocional do corpo quando ocorrem mudanças no nosso cotidiano e necessitamos fazer algum tipo de ajuste em nossa rotina. Até mudanças positivas, como promoção ou nascimento de um filho, podem produzir estresse devido ao aumento de responsabilidade.

Mas podemos aprender a gerenciar o estresse através do Treino de Controle de Estresse e levar uma vida mais tranquila, feliz e saudável.

Algumas dicas de controle do estresse já se tornaram extremamente comuns, como por exemplo:

Manter uma atitude positiva; aceitar que existem eventos que não podemos controlar; aprender técnicas de relaxamento; praticar exercícios regularmente; comer refeições saudáveis e equilibradas; aprender a gerenciar o tempo; ter hobbies; dormir; descansar; procurar apoio profissional…

Mas acredito que há uma técnica que é infalível. Conhecer a si mesmo.

Autoconhecimento

Essa dica pode parecer boba. Pois, veja, somos nós mesmos e sabemos quem somos. Mas quando falo de conhecimento de si mesmo, quero dizer de uma maneira mais profunda, conhecer as próprias características, sentimentos, vontades, etc.

Autoconhecimento significa estar consciente de quem você é em toda sua essência. Isso inclui suas paixões, hobbies, pontos fortes como caráter, lealdade, respeito, habilidades, suas preferências inatas.

Já pensou se é uma pessoa introvertida ou extrovertida? Toma decisões baseado em sentimentos ou fatos? Você prefere detalhes ou grandes ideias? Gosta de ajudar os outros? É criativo?

Conhecer nossas respostas para perguntas sobre a vida material, profissional, afetiva pode nos ajudar a guiar nossa vida na direção que queremos e evitar situações estressantes e desnecessárias.

Vou colocar aqui algumas perguntas básicas para te ajudar a iniciar este seu Autoconhecimento, mas você pode criar as suas. E lembre-se! Sempre podemos mudar as respostas.

Qual acha que é o seu objetivo de vida?
Qual é a sua definição de sucesso neste momento?
Quem são as pessoas mais especiais para você hoje?
Quais são os seus principais talentos?
O que te estressa? Faz relaxar? Deixa triste? Deixa feliz? Deixa com medo? Te motiva?
Quais são as suas cinco principais qualidades?
Quais são três dos seus defeitos?
Quem são as pessoas que você mais admira?
Quais são as suas atividades favoritas?
Quais os conselhos que daria a si mesmo anos?
Ufa! Parece muita coisa. Mas é uma forma divertida e orientada de saber mais sobre você mesmo.

Quando você conhece seus limites, aprende a dizer não, aprende a priorizar coisas e relações, aprende a priorizar e cuidar de você, o estresse acaba não acontecendo, sendo diminuído.

Quando sabemos como as situações nos afetam, estamos mais preparados para lidar com elas.

Não é uma tarefa fácil. Esta reconexão conosco mesmo é um novo olhar e uma nova atitude diante do mundo, muda nossa forma de pensar, sentir e agir. Mas será muito gratificante!

Faça este autoconhecimento com muito prazer. Afinal estará conhecendo a pessoa mais importante da sua vida!

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.