Todos nós conhecemos alguém que tende a se sentir ofendido por tudo. É muito difícil tratar esse tipo de pessoa , já que a qualquer momento eles podem ficar incomodados com algo que nunca passou pela nossa cabeça e que poderia incomodá-los.

O complicado é que muitas vezes eles se sentem incomodados ou desconfortáveis ​​devido a fatos ou situações que realmente não o merecem. Seja por uma piada insignificante, um pequeno esquecimento ou pelo uso de uma palavra que eles acham intolerável. Às vezes, o que existe é um estado de extrema suscetibilidade. Em outros, você simplesmente assumiu o hábito de se sentir ofendido por tudo.

” uem não sabe rir é suscetível a conhecer a dor, e isso é ainda mais complexo “. -Javier Marías-

Tanto para aqueles que se sentem assim, como para aqueles que os rodeiam, tudo se torna muito difícil. Essa atitude acaba bloqueando o relacionamento com os outros, além de gerar muito sofrimento, quase sempre de forma desnecessária . Por que há pessoas que dizem que se sentem ofendidas por tudo? O que fazer nesses casos?

As razões para se sentir ofendido por tudo

A sensação de ofensa ocorre quando percebemos que os outros nos tratam com depreciação e inferioridade. Além disso, quando eles não nos reconhecem ou não reconhecem o que fazemos. Certamente isso ofende, mas, se formos sinceros, é o pão de todos os dias.

No entanto, para algumas pessoas, esse tipo de situação é intolerável. Eles não negligenciam isso, mas parem com isso. Sentir-se ofendido por tudo pode ser devido a várias causas. Estes são alguns deles :

Sentimento de inferioridade

Quando a auto-estima não é sólida e não há um ego forte, é possível que alguém se sinta ofendido por tudo. Parece-lhe que os outros gostariam de lembrá-lo constantemente que ele é inferior. No entanto, é o seu complexo que faz com que ele se sinta assim.

Pensamento rígido

Corresponde àqueles que pensam que as coisas devem ser ditas ou feitas de uma só maneira. Quando algo não atende a esses parâmetros, eles sentem que a ordem foi quebrada e são ofendidos. Além disso, geralmente são muito suscetíveis a ataques contra suas crenças.

Egocentrismo

Dar muita importância ao eu faz com que nos tornemos um pouco paranoicos. Acabamos assumindo que tudo gira em torno de nós e que os outros estão sempre comentando, olhando ou apontando o que é nosso.
É aconselhável ter cuidado ao lidar com questões como religião, sexualidade , ideologias políticas ou nacionalismos . São temas que despertam todo tipo de suscetibilidade. Muito mais se alguém é ofendido por tudo.

As ofensas e sua verdadeira importância

Muitos dizem: ” Ninguém te ofende. É você quem é ofendido “. Você tem razão. Todos têm o direito de pensar, pensar e dizer o que consideram . Existe um limite, claro. A violência psicológica é inaceitável. Mas entre a violência psicológica e uma opinião ou atitude de que não gostamos, há um longo caminho a percorrer. Ninguém pode viver de forma saudável e sentir-se ofendido por tudo a cada momento.

O que fazer? Essas recomendações podem ajudar alguém que se sente ofendido por tudo:

  • Ninguém te ofendeu, só você ficou chateado. Talvez você pense que os outros devam pensar ou agir de uma determinada maneira. Se não, o que está errado são suas expectativas, não o que os outros fazem ou dizem.
  • Permita que as pessoas sejam como são. Ninguém tem o direito de moldar o comportamento de outra pessoa. Entenda que devemos aceitar os outros como eles são, bem como exigir que eles nos aceitem como somos.
  • Nenhum comentário casual vai mudar sua vida. As pessoas podem dizer bem ou mal sobre você. Mas nem um nem o outro vai realmente mudar sua vida. O que importa é como você se vê e como se sente em relação a si mesmo.
  • Aprenda a rir de si mesmo . Não se leve tão a sério. A única coisa que você consegue com isso é ficar “esticado” e extremamente suscetível a qualquer coisa que afete seu ego. Agir assim só prejudica a si mesmo e afasta os outros.
  • É importante que aprendamos a nos tornar um pouco impermeáveis ​​aos comentários ou atitudes dos outros . Sentir-se ofendido por tudo só nos leva a estar em permanente conflito com os outros, na maioria das vezes por questões que não importam.

Tradução feita pela CONTI outra, do original de La Mente es Maravillosa

Foto de Christian Fregnan em Unsplash

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.