Imagem capa: Freepik

Você já deve ter ouvido falar nas afirmações positivas como fonte motivacional. O poder da afirmação na motivação tem provas científicas e pode ser utilizado no seu desenvolvimento pessoal.

Ainda que as afirmações tenham se popularizado a partir de livros de autoajuda best sellers, centenas de especialistas em psicologia defendem o seu uso para a motivação.

Isso porque, ao sugestionar o seu cérebro, você consegue ajustar o foco dos seus esforços para determinados objetivos.

Entenda como funciona o poder da afirmação na motivação e como inserir o conceito no seu dia a dia.

O que são as afirmações?

Primeiramente, é preciso entender o que é uma afirmação, para saber como ela funciona na mente de cada pessoa.

Uma afirmação é uma frase que você repete a si mesmo, para que um pensamento se fortaleça no seu subconsciente.

Nós fazemos isso diariamente mas, na maioria dos casos, afirmamos coisas negativas. Alguns exemplos comuns são “isso não é para mim”, “eu nunca conseguiria fazer isso”e  “não sou capaz”.

Porém, o poder da afirmação na motivação está em repetir frases que sejam positivas, que reforcem algo que você quer transformar na sua vida.

Existem vários exemplos de frases motivacionais, que você pode criar o hábito de repetir diariamente. Mas, em geral, elas servem para aumentar a autoconfiança.

Algumas afirmações motivacionais são “Sou capaz de atingir meus objetivos”, “Consigo lidar facilmente com os problemas”, “Eu atraio prosperidade”.

O poder da afirmação na motivação

Assim como afirmações negativas são capazes de ficar em nosso subconsciente e nos impedir de tomar passos importantes, as afirmações positivas podem mudar como nos sentimos.

O poder da afirmação na motivação está no desenvolvimento da autoconfiança. Ela vem como uma forma de quebrar todas as crenças limitantes que desenvolvemos ao longo da vida.

Uma curiosidade é que, muitas dessas crenças, são introduzidas ainda na nossa infância e tomamos aquilo como uma verdade absoluta.

Se você ouviu muito na infância que era uma pessoa tímida, certamente vai se desenvolver com medo de ter interações sociais.

Imagem: Freepik

A melhor forma de combater essas limitações é usar o poder da afirmação na motivação. Funciona como um discurso de convencimento diário.

Da mesma forma que a negatividade entra no seu subconsciente, as afirmações positivas também são capazes de assumir um espaço nessa área da mente.

E veja a importância do subconsciente: é aqui que entendemos o que é verdade e o que faz sentido para nossas vidas.

Assim, ao transformar seu modo de pensar subconscientemente, você será capaz de ter a motivação necessária para realizar seus objetivos.

Além disso, ao pensar mais sobre determinado assunto, sua mente vai trabalhar para encontrar soluções práticas.

Ou seja, se você está com dificuldades no trabalho e faz afirmações em busca de soluções, pode ter como solução desde um teste vocacional até técnicas para evoluir na carreira.

Inserindo afirmações no seu dia a dia

O poder da afirmação na motivação é comprovado por diversos testes científicos. Mas como você pode fazer aplicações práticas, na sua rotina?

Saiba que as afirmações podem ser utilizadas em diferentes áreas da vida. No campo pessoal, por exemplo, você pode elaborar afirmações que ajudem na sua autoconfiança.

Vale ir até um espelho e falar, em voz alta e olhando para si mesmo, afirmações positivas. Essa dica é especialmente útil para desenvolver a autoestima.

Imagem: Freepik

No campo profissional, você pode selecionar os aspectos que mais sente dificuldade e elaborar afirmações que resolveriam esses problemas.

Ao acordar, repita algumas vezes essas afirmações, para ter uma boa dose de motivação para começar o dia.

É importante ter em mente que, no começo, você pode se sentir desconfortável ao fazer afirmações. Com a mente treinada para a negatividade, é fácil se descredibilizar.

Mas insista: com o tempo, as afirmações ficarão mais simples e o seu subconsciente vai aceitar as mudanças.

Motivação para lidar com os desafios

Qualquer técnica que permite desenvolver a motivação para lidar com os desafios diários merece, ao menos, um teste prático.

Essa motivação é importante para todos: desde os empreendedores individuais, que em 2020 aumentaram 13,23% no Brasil, até pessoas mais jovens, que passam por dificuldades no universo estudantil.

E sendo uma técnica com comprovação científica, usar o poder da afirmação na motivação é uma forma simples de desenvolver suas habilidades, deixando crenças limitantes para trás.

Faça um teste e veja como sua motivação pode ser transformada com repetições de frases diárias!

RECOMENDAMOS






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.