O trabalho da Terapia Ocupacional e pessoas com Sofrimento Mental

O sofrimento mental é causado por diversas doenças psíquica e/ou emocionais que alteram o pensamento, raciocínio, memória, sentimentos e contato com a realidade, podendo ser tão incapacitante quanto outras doenças crônicas como diabetes, por exemplo. O indivíduo pode apresentar um ou vários sintomas ao mesmo tempo, ter um único surto ou várias crises ao longo da vida.

As crises tem impacto nos relacionamentos, trabalho, estudo, lazer e até mesmo nas atividades do cotidiano como cuidar da casa, fazer compras, preparar refeições, cuidar de si próprio e de outros.

Dependendo da intensidade dos sintomas, a segurança da pessoa fica comprometida, pois sua percepção do que é real e do que não é fica tão prejudicada que é necessário que outras pessoas assumam esses cuidados temporariamente.

O terapeuta ocupacional pode atuar junto às pessoas com sofrimento mental tanto durante a crise, quanto em longo prazo, prevenindo agravos e utilizando estratégias para lidar com a progressão da doença.

Os atendimentos podem ser em grupo e/ou individuais. No Brasil, especialmente no âmbito do SUS, é bastante comum a presença do terapeuta ocupacional nos serviços de saúde mental, como CAPs e residências terapêuticas. Nesse contexto, geralmente os atendimentos acontecem de maneira coletiva por meio de grupos e oficinas.

Na modalidade de atendimento individual, que pode acontecer nos serviços públicos, particulares ou em atendimento domiciliar, são treinadas habilidades específicas e usadas estratégias para a retomada de atividades cotidianas com segurança. Organização e treino do uso de medicamentos, uso de dinheiro e do transporte público para circulação na comunidade são demandas comuns desses clientes. Outra importante intervenção da Terapia Ocupacional na saúde mental é o mapeamento e vinculação á dispositivos comunitários e atividades de lazer que sejam de interesse do cliente e adequadas ás suas necessidades financeiras e de saúde. O profissional é essencial para que as pessoas com sofrimento mental possam ter acesso ao suporte adequado que favoreça a participação tendo maior qualidade de vida.

Jacqueline Ferreira

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Minas Gerais