Historicamente, a psicologia abordou conceitos como bem-estar ou necessidades humanas. Da psicologia clínica ao trabalho e psicologia de recursos humanos, muita pesquisa e interesse tem sido dedicado a esses tipos de questões por décadas.

Assim, a falta total ou parcial de elementos que contribuem para o bem-estar das pessoas está diretamente relacionada às necessidades humanas.  Algumas teorias tentaram dar um referencial teórico a essa questão, sendo a pirâmide de Maslow e sua hierarquia de necessidades humanas as mais reconhecidas.

O que é a pirâmide de Maslow?

Já a psicologia do início do século XX entendeu que o conjunto de necessidades de uma pessoa influencia inevitavelmente seu comportamento. A partir dessa suposição, entre 1943 e 1954, o psicólogo americano Abraham Maslow concebeu o conceito de “hierarquia de necessidades”.

Maslow categorizou as principais necessidades humanas , localizadas dentro de uma estrutura hierárquica. Com ele nasceu a teoria motivacional da hierarquia das necessidades, hoje amplamente conhecida como Pirâmide das Necessidades de Maslow.

O autor afirmou que os indivíduos satisfazem suas necessidades em uma direção ascendente. Isso significa que as necessidades de cada nível devem ser atendidas, pelo menos parcialmente, para que as necessidades dos níveis superiores possam ser manifestadas.

A hierarquia das necessidades da pirâmide de Maslow

A Pirâmide de Maslow e a hierarquia das necessidades humanas é uma teoria muito famosa. Todos os níveis que o autor propôs inicialmente são explicados abaixo, embora existam algumas propostas subseqUentes do próprio Maslow ou de terceiros.

A pirâmide descrita corresponde a uma escala de necessidades dividida em cinco níveis diferentes. Estes vão desde os mais básicos, indispensáveis ​​para a sobrevivência do indivíduo, até o mais complexo de todos.

Necessidades básicas

As necessidades básicas são aquelas que são consideradas essenciais para a sobrevivência. São aquelas que pertencem à parte mais baixa da pirâmide, com necessidades fisiológicas sendo as primeiras a serem cobertas.

1. Necessidades fisiológicas

Na base da pirâmide estão as necessidades fisiológicas. Estes são os que devem ser satisfeitos em primeiro lugar e que são fundamentais para a sobrevivência do ser humano. Sem elas, você simplesmente não pode viver de qualquer maneira.

Todo ser vivo tem uma tendência a lutar pela autopreservação, e o ser humano não é exceção. Você não precisa apenas atingir níveis mínimos, mas é importante cobrir essas necessidades com um bom grau de qualidade.

2. Necessidades de segurança

As necessidades de segurança também estão ligadas ao instinto de sobrevivência . Para a próxima parte da pirâmide de Maslow é necessário ter um ambiente que ofereça proteção, tranquilidade e um certo grau de previsibilidade.

Para cobrir as necessidades de segurança, portanto, a proteção individual deve ser garantida. Desta forma, é necessário ser capaz de confiar na autonomia oferecida por ter uma casa e estabilidade no emprego. Isso evita preocupação e ansiedade e permite que você desenvolva uma perspectiva futura.

3. Necessidades de pertencer

A terceira das necessidades é filiação ou afiliação . Durante nossa história evolutiva, foram vitais para a sobrevivência e, embora possam não parecer tão atuais, continuam a ser fundamentais para a saúde psicológica. É sobre as necessidades de afeto, amor e relações sociais em geral.

As necessidades de pertencimento representam a aspiração de que cada um de nós tenha que fazer parte de uma comunidade. Essas necessidades levam a comportamentos voltados para dar e receber amor, bem como àqueles que estão destinados a construir nossa própria identidade.

Necessidades relacionais

As descritas até agora são as necessidades básicas, cuja falta pode comprometer seriamente a sobrevivência de um ser humano. Abaixo estão os próximos dois níveis da pirâmide de Maslow de acordo com o seu trabalho original.

4. Necessidades de reconhecimento

O quarto nível é o das necessidades ligadas ao reconhecimento dos outros . Ele se concentra em ser respeitado e aceito pelos sucessos alcançados e por suas próprias habilidades.

O indivíduo quer sentir que outras pessoas na comunidade valorizam suas habilidades e atitudes, revelando uma pessoa reconhecida. O prestígio e o sucesso estão muito ligados ao imaginário coletivo que representa as necessidades de reconhecimento.

5. Necessidades de auto-realização

A ponta da Pirâmide de Maslow e a hierarquia das necessidades humanas é a auto-realização. Isso representa o culminar da felicidade. Corresponde à necessidade de se expressar melhor e de atingir os objetivos com total liberdade.

Nesse sentido, o indivíduo é espontâneo e sua aspiração individual não é outra senão explorar suas faculdades mentais e físicas. Buscar e alcançar os objetivos que se propõe é o principal objetivo da auto-realização, que é realizada de forma autônoma e sem restrições externas.

Comentários

Através dos diferentes níveis da pirâmide de Maslow, as necessidades humanas são progressivamente atendidas. A teoria explica que as necessidades básicas, uma vez satisfeitas, não devem reaparecer. Pelo contrário, as necessidades que não são básicas renascem com novos objetivos para alcançar os mais ambiciosos.

No entanto, existem críticas que contradizem algumas ideias desta teoria . A primeira é que a Pirâmide de Maslow está fortemente focada na autodeterminação do indivíduo. Impulsos motivacionais que respondem exclusivamente a fatores internos, ignorando a interação entre o indivíduo e o mundo externo.

Além disso, a hierarquia das necessidades humanas descritas na pirâmide de Maslow foi considerada rígida demais para explicar o comportamento humano. Muitos psicólogos consideram que um assunto não deve necessariamente passar por todos os níveis da hierarquia.

Outra consideração é que a teoria motivacional da hierarquia de necessidades é unidimensional. Não contempla que um indivíduo possa ser conduzido por mais de uma necessidade ao mesmo tempo, embora com uma intensidade diferente.

TEXTO TRADUZIDO DE MED SALUD

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.