Quem pratica a jardinagem, já conhece a sensação edificante de sentir-se parte do processo pelo qual as sementes florescem conforme as estações mudam. Essa é uma prática que pode ajudar pessoas que lutam contra a depressão ou ansiedade, e quem sabe bem disso é o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês). Em Manchester, uma clínica começou a prescrever jardinagem para pessoas diagnosticadas com essas doenças..

Na clínica, os pacientes recebem plantas para cuidar, que, depois, são plantadas no jardim comunitário da clínica – um local onde eles podem participar de uma atividade com outras pessoas e fortalecer as relações sociais.

Existem outros esquemas semelhantes, como o Sydenham Garden, no sul de Londres, que leva referências de jardinagem para suas sessões terapêuticas. “A pesquisa mostra que o exercício ao ar livre ou a ecoterapia, como jardinagem ou caminhada, traz enormes benefícios para o bem-estar e pode até ser tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento de depressão e ansiedade leve a moderada”, diz Aimee Gee, da instituição de saúde mental Mind.

“Acredita-se que isso se deva a uma combinação de fazer mais atividade física, que é conhecida por gerar muitos benefícios à saúde física e mental; obter contato social mais regular com as pessoas, o que pode reduzir a solidão e aumentar a autoestima; e estar cercado pela natureza, o que pode melhorar seu humor e sensação de bem-estar”, diz Gee.

As cores, sons e cheiros de um jardim, diz ela, “aumentam nosso bem-estar, enquanto nutrir um jardim ou loteamento fornece a satisfação de concluir tarefas e uma conexão mais forte com o ambiente natural, os quais estão associados à melhoria da autoestima e níveis reduzidos de raiva”.

Monty Don, jardineiro e apresentador de TV, creditou a jardinagem por ajudar com a depressão que viveu. Em uma coluna para o Gardener’s World, no início deste ano, ele resumiu os instintos de otimismo da jardinagem: “Quando você planta alguma coisa, investe em um futuro bonito em meio a um mundo estressante, caótico e, às vezes, absolutamente assustador”, finalizou o apresentador.

Nunca é tarde para comprar umas sementes e uns artigos para jardinagem e colorir sua vida com lindas flores e bons pensamentos, não é mesmo?

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Opinião e Noticia.
Imagem destada: Construindo Decor.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.