Professor é suspenso por colocar limites em aluno

A importância do bom comportamento e da educação é inegável, especialmente em um ambiente escolar. É fundamental que os alunos aprendam a respeitar seus colegas e professores.

Apesar disso, em uma escola na Colômbia, um professor perdeu a paciência ao ver um aluno usando palavras de baixo calão. O momento foi registrado em vídeo por outros alunos que presenciaram a reação do professor.

No vídeo, o professor é visto no pátio, explicando para o aluno a importância de não usar linguagem ofensiva na escola. “Não há palavrões aqui, irmão, ponto final. Fale o que quiser lá fora, mas respeite aqui (…) Desde a primeira vez que te vi, há semanas, na lanchonete, no corredor, quantas vezes e de que forma devo te dizer para respeitar aqueles que são grosseiros?”, disse o professor ao aluno.

No entanto, a atitude do professor foi criticada por alguns. “Justificar os gritos daquele professor não está certo”, “Espero que um professor nunca grite assim com meu filho, pois não tolerarei”, e “Quando um jovem se comporta mal, seu comportamento deve ser interrompido, mas sempre com disciplina positiva e nunca com agressividade” foram algumas das críticas.

Embora a suspensão do professor possa ter sido exagerada, é importante que os educadores encontrem maneiras eficazes de corrigir comportamentos inadequados dos alunos sem recorrer à violência ou à agressividade. A disciplina positiva e a comunicação efetiva são fundamentais para manter um ambiente escolar saudável e respeitoso.

***

Imagem reprodução






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.