Por Daniella F Faria

Quando as crianças mentem sempre sentimos uma grande angústia como pais e educadores, porque logo pensamos na mentira do adulto e isso nos deixa muito assustados ou mesmo bravos. As crianças quando mentem ,normalmente o fazem porque estão em busca de fazerem algo sem nos chatear, ou magoar ou mesmo levar bronca.

Ela entende que pode seguir fazendo o que quer e que se não nos falar , estará tudo bem, conseguiu as duas coisas. Essa intenção nos faz refletir em como anda nossa escuta à respeito das necessidades das nossas crianças. Quando cuidamos da nossa escuta , as crianças podem e têm espaço para falar o que precisam e podem , caso isso seja possível, serem atendidas. Obviamente , não estou falando de escovar os dentes, ou tomar banho, ou de algo essencial.

Porém, é preciso perceber que muitas vezes uma necessidade possível é apresentada e como não ouvimos e não consideramos , seguimos diretamente para o grande não. Com esse cuidado, aproximamos essa conversa e as crianças percebem a qualidade na escuta e seguem em busca de sempre apresentarem, falarem o que segue em seus corações. O outro motivo que leva as crianças para a mentira costuma ser o medo.

Quando a bronca é grande demais, quando por alguma razão a violência se torna a forma de resolução, o que vemos são crianças adrenalisadas buscando a mentira como forma de evitar esse momento ruim.

Então, nosso grande desafio é desenvolver a comunicação assim, com esse canal aberto o que temos é a confiança na forma, e consequentemente a confiança de que pais e filhos são parceiros de uma grande jornada, onde a verdade sempre constrói e é a melhor opção. Confiança conquistada pra toda vida. E a mentira ? Desaparece , afinal de contas não é necessária pois ,os olhos nos olhos, os corações abertos e a confiança preenchem de muito amor e respeito essa vida vivida.

Imagem de capa: Shutterstock/Aynur_sib

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.