Existe uma noção errada que as pessoas possuem em relação ao Alzheimer ou a outros tipos de demências. Muita gente acredita que os portadores estão completamente desconectados do mundo, imersos numa realidade paralela. Não é verdade.

Pensar que uma pessoa com Alzheimer deixou de ser a pessoa que era antes ( com suas histórias e características) apenas contribui para um piora na qualidade de vida, uma espécie de apagamento social.

Feita para o filme Coco, da Disney-Pixar, a música Recorda-me mostra como se conectar com pessoas portadoras de Alzheimer. A canção nos lembra que o fato do portador ter algumas limitações para se expressar não significa, no entanto, que ele não precise mais se expressar e nem se sentir parte da sua realidade.

E também, nos lembra de um fato importante. Como diz Tomaino “É sempre surpreendente ver uma pessoa completamente apartada pelo Alzheimer, voltar a interagir quando tocar um canção que lhe é familiar.” A arte que se liga às emoções tem esse poder; de tocar tão profundamente que uma debilidade é aliviada.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.