Você conhece os sintomas da fibromialgia?

A fibromialgia é uma doença da qual muitas pessoas sofrem em todo o mundo, ainda que muitas dessas pessoas não saibam que possuem a doença. Ela é muito comum principalmente em mulheres, mas infelizmente até o momento não existem tratamentos efetivos que podem curá-la, nem exames com os quais se determine se uma pessoa apresenta ou não a doença.

Sintomas

O sintoma mais importante da fibromialgia é a dor muscular muito forte sem a existência de inflamações. Essa dor quase sempre é difícil de localizar, mas pode se estender aos seguintes lugares:

• Músculos
  • Ligamentos
  • Tendões
  • Articulações dos lados direito e esquerdo
  • Por cima e por baixo da cintura.

psicologiasdobrasil.com.br - Você conhece os sintomas da fibromialgia?

O médico deve realizar um exaustivo exame físico para encontrar sinais ou indícios de fibromialgia.

O exame consiste em fazer pressões em alguns pontos sensíveis do corpo para provocar alguma reação no paciente, se ao pressionar a parte dianteira e posterior do pescoço, a parte superior do peito e das costas, o quadril, as nádegas, o cotovelo e os joelhos, o paciente sentir dor, o médico estará quase certo de que o caso é de fibromialgia.

A fibromialgia muitas vezes pode ser confundida com outras doenças como a artrite reumatoide, lúpus ou hipotireoidismo. Ela é uma doença crônica, em que os episódios de dor podem durar vários meses.

Quando sofremos de fibromialgia, não sentimos apenas fortes dores musculares, mas também muita fadiga e o sono é muito afetado, visto que transtornos muito delicados podem ser produzidos, pois em alguns momentos, por conta da dor, pode ser difícil conciliar o sono e outras vezes, pela ausência de dor, o paciente prefere continuar dormindo indefinidamente.

Pessoas com fibromialgia sempre vivem fadigadas, cansadas mesmo dormindo toda a noite, em muitas oportunidades não podem realizar nenhuma de suas atividades cotidianas devido ao cansaço físico que experimentam.

Além disso, podem apresentar com mais frequência dores de cabeça e enxaquecas, problemas digestivos, cólon irritável, diarreias, prisão de ventre, náuseas, dor e distensão abdominal.

A recomendação para hoje é muito precisa para todas as pessoas que apresentem um ou vários dos sintomas que mencionamos relacionados à fibromialgia, e principalmente para aquelas que apresentam dores musculares, enxaquecas e vivem fadigadas, apesar de dormirem durante toda a noite.

O melhor é buscar ajuda médica e realizar um check up completo para saber com certeza se o problema se trata de fibromialgia ou não. Caso apresentem a doença, o ideal é começar um bom tratamento para evitar que as dores fortes os mantenham afastados de suas atividades preferidas.

Dessa maneira, será possível alcançar uma melhor qualidade de vida, mesmo frente a tal doença.

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE