Paciência é uma habilidade que todos nós queremos ter, ela é baseada no autocontrole emocional, ou seja, quando podemos suportar as situações desagradáveis, difíceis e o incômodo de fatores externos sem perder a calma e a concentração.

A paciência tem como base fundamental a a tolerância com os erros, falta de entendimento ou diante situações e fatos indesejados.

O fato de ter paciência também pode significar resiliência em relação a algo, como uma resposta, situação ou ação que aparentemente não tem como saber se irá se realizar.

Veja agora dicas importantes para que você mantenha essa habilidade que poderá fazer toda a diferença na sua vida e evitar o fim de relações.

RESPIRE

No auge do seu estresse, no exato momento que você percebe que a sua paciência está fugindo de você, PARE imediatamente e RESPIRE, tente esvaziar a sua mente. Afaste-se por um tempo e concentre-se apenas na sua respiração, isso vai fazer a sua circulação sanguínea regularizar e muito provavelmente você se sentirá melhor.

MEXA-SE

Se você puder se afastar da situação que causou sua perda de paciência, faça! Vá caminhar, correr ou exercitar-se, isso regulariza os hormônios responsáveis pelo humor e dão mais clareza ao pensamento.

REPENSE

Depois de um momento de estresse e após a retomada da calma, vale repensar na situação que te trouxe a esse ponto. Busque refletir e compreender os seus motivos e os motivos dos outros. Entender o que aconteceu pode te levar à novos conhecimentos.

ESCUTE

Escutar é muito difícil mais é muito importante, antes de falar além da conta, é importante tentar ouvir o que o outro lado tem a dizer da situação. Antes de responder algo, reflita como seria para você ouvir aquilo.

EQUILÍBRIO DA MENTE

Busque encontrar um lugar de conforto na sua mente quando estiver perdendo a paciência, lembre-se dos ligares que você gosta, das pessoas que você ama e das coisas que você já realizou.

CONHEÇA A SI MESMO

Busque descobrir quais situações te levaram a perder paciência, depois de identificar, procure sempre evitar tais situações sempre que possível, busque alternativas para encarar elas de forma saudável. Quando você se conhece, você consegue ter autocontrole.

LEMBRE-SE

E mesmo colocando todas as dicas em pratica, podemos sim perder a paciência diante um conflito, porém lembre-se sempre vale apena todo esse desgaste? Vale a pena continuar me colocando nessa situação?

Imagem de capa: Shutterstock/fizkes

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.


COMENTÁRIOS