7 filmes sobre mulheres; luta por direitos e protagonismo feminino

As Sufragistas (Suffragette) – 2015

Baseado em fatos reais, o filme mostra um grupo de mulheres militantes lutando pelo direito ao voto no início do século XX, no Reino Unido, e relata tanto os atos necessários para chamar atenção para a causa quanto a pressão sofrida por essas mulheres ao se envolverem com o movimento, perdendo muitas vezes a guarda dos/as filhos/as.

O filme traz em seu elenco grandes nomes como Meryl Streep e Helena Bonham Carter.

Joy – O nome do sucesso (Joy) – 2016

Baseado em fatos reais, o filme relata a vida de Joy (Jennifer Lawrence), criativa desde pequena, que acabou deixando de lado suas invenções ao casar-se, e agora concilia trabalho e a criação de uma filha e um filho, além de lidar com o relacionamento conturbado entre o pai e a mãe.

Joy decide voltar a criar, luta para que sua invenção seja reconhecida e torna-se uma das empreendedoras de maior sucesso dos Estados Unidos.

Mad Max – A estrada da fúria (Mad Max: Fury Road) – 2015

Apesar de o filme trazer no título o nome de um homem, quem causa a guerra na tentativa de salvar um grupo de mulheres é a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron), que mostra muita força e guara na luta contra Immortan Joe.

O sorriso de Mona Lisa (Mona Lisa smile) – 2004

Katharine Watson (Julia Roberts) é uma professora de História da Arte que consegue emprego em um conceituado colégio, e inspira suas alunas brilhantes que são educadas para serem boas esposas a se oporem contra o conservadorismo do colégio e da sociedade.

Para sempre Alice (Still Alice) – 2014

Alice Howland (Julianne Moore) é uma renomada professora de linguística, que ao se deparar com repentinas falhas de memória, é diagnosticada com Alzheimer.

Que horas ela volta? – 2015

Val (Regina Casé), com muito sofrimento deixa sua filha em Pernambuco e vem para SP em busca de melhores condições para ela e a filha. Arruma emprego de babá em período integral, e só muito tempo depois encontra a filha, que vem para SP prestar vestibular.

Terra fria (North Country) – 2005

Baseado em fatos reais, o filme traz a história de Josey Aimes (Charlize Theron), que após um casamento que envolvia até agressões físicas, retorna à sua cidade natal, no Minnesota, com uma filha e um filho, e passa a ser uma das poucas mulheres da cidade que trabalha nas minas.

Diante do assédio dos seus colegas de trabalho e descaso dos seus superiores, Josey decide sozinha levar o caso a justiça.

Compartilhar
Karla Kratschmer
“A psicóloga Karla Kratschmer atende em São Paulo/SP, em consultório particular localizado no bairro Chácara Santo Antônio, na região das ruas Verbo Divino e Alexandre Dumas.Seu atendimento tem como base a teoria psicanalítica e é voltado a adolescentes e adultos.​​Dedica-se ao atendimento clínico desde o início de sua formação em psicologia, buscando também envolver-se em programas de psicologia diferenciada* que visam melhoria na qualidade de vida, disponibilizando alguns horários para pessoas que desejam iniciar um processo psicoterapêutico, mas não tem condições de custear os valores de mercado.”



COMENTÁRIOS