A importância da fé para o ser humano

Falar de fé implica em muitas questões, tais como cultura, ideologias, o que é transmitido de pai para filho e assim por diante.

Mas pensar em fé, não significa religião, embora essa seja a primeira ideia que vem à mente da maioria das pessoas. É possível ter fé em algo ou alguém sem necessariamente ter um enquadramento religioso.

Quando falamos em fé, podemos pensar em algo que se pronuncia a respeito dos significados que tem a vida, o sentido dela, o porquê de muitas coisas, o significado e o sentido do mundo. É o que nos dá energia para agir.

Ter fé diz respeito a uma organização do comportamento pessoal e social.

A fé é algo que anima afetivamente as pessoas, um comportamento que faz o indivíduo se sentir motivado a atravessar uma situação de grande dificuldade, por exemplo. Independente de crenças, a fé faz com que a pessoa tenha esperança que algo melhor estaria por vir, muitas vezes as decisões são encorajadas pelo fato de se ter fé, esperança e acreditar em algo, fazendo assim, com que tenha a motivação de sempre segui em frente.

Há muitos estudos que comprovam que pelo fato de a pessoa ter fé, se curou de doenças até então incuráveis.

Ter fé é encarar o mundo de maneira positiva e esperançosa. O ser humano precisa ser motivado para viver em harmonia, é saudável depositar energia em algo para aliviar a grande carga emocional que todos nós possuímos. É necessário ao ser humano ter confiança para seguir em frente, pois a fé é que dá sentido aos valores da nossa vida, de maneira a dar significado de nossa existência.

O famoso ditado “a fé move montanhas” é o que define muito bem esse sentido. Ter fé faz o indivíduo realizar coisas até então impossíveis.

Compartilhar
Geysianne Marquezólo
Psicóloga Esp.CRP14/ 05130-9 Docente na Faculdade de Educação, Tecnologia e Administração de Caarapó- FETAC Psicologia Forense. Psicóloga Clínica Telefones: (67) 9926-7723 / (67) 8454-9565 Comercial: (67) 3463-1568



COMENTÁRIOS