A Noiva da Vez : Bem-vinda ao mundo do sonhos!

Comecei a escrever sobre noivas ainda na graduação,para o meu trabalho de conclusão de curso e desde então tenho tido mais contato com a experiência vivida por algumas mulheres que ‘viraram’ noivas. Por não terem  vivido o planejamento da cerimônia anteriormente, se veem em situações completamente novas .

Todos imaginam que o universo do casamento é mágico , sublime , repleto de realizações de sonhos, e por certo é mesmo, mas para algumas mulheres pode se tornar um período de estresse e ansiedade.

O casal decide junto que chegou a hora de levar o relacionamento ao próximo nível, chegou a hora de CASAR! E de repente a moça que antes era apena uma moça, vira a NOIVA da vez, e em menos de cinco minutos se vê rodeada por palavras estranhas como sousplat, richoux e corsage. São muitas decisões a fazer , escolhas por cores, texturas, sabores, a lista de convidados , a lista de presentes, a lua de mel, a casa nova. São inúmeras questões para serem decididas com prazo determinado e além da festa de casamento existe mais uma novidade para administra, a nova vida à dois.

Não é por menos que algumas mulheres se veem ansiosas nos meses que antecedem seu casamento, como elas mesmas descrevem “ a pressão é muito grande” e não duvide disso. A noiva pode vir a desenvolver um comportamento ansioso que poderá comprometer  muitas áreas de sua vida, inclusive o próprio relacionamento, afinal o noivo também está passando pelas mesmas situações novas e pode não conseguir dar à parceira o apoio que ela precisa.

Se você virou noiva a pouco, sugiro que você faça uma boa auto avaliação e tente descobrir se as emoções estão equilibradas. Emoções em desequilíbrio podem roubar de você o brilho do ‘grande dia’ .

Peça ajuda, fale com seu noivo, fale com sua melhor amiga, sua mãe, delegue funções e aprenda a confiar. Se você está certa de que contratou os melhores profissionais não tem porque ter medo, eles farão o melhor, pois respeitam o seu sonho, sonham com você e o nome e reputação deles está em jogo.

Converse com suas amigas que já passaram pela experiência elas podem te ajudar, além de ajudar na prática, pois sabem tudo de casamento, também irão lhe tranquilizar.

Se ainda assim você perceber que suas emoções estão lhe impedindo de realizar as tarefas do dia a dia e também as do casamento, converse com um profissional preparado, você não precisa sofrer ansiosa sozinha. Afinal CASAR é literalmente uma festa e você merece aproveitar muito cada minuto da sua.

Compartilhar
Rafaela Araújo
Psicóloga Clínica com referencial teórico na análise do comportamento. Gestora de mídias no site e fanpage Comporte-se. Colabora e autora do site Espaço Psicologia e Família.



COMENTÁRIOS