Presente, passado e futuro: um diálogo possível

O presente deve ser desfrutado numa relação de aprendizado com o passado para a busca de um futuro melhor. É como se estivéssemos pavimentando a estrada da nossa existência, onde a cada etapa, acumulamos experiências de vida, baseadas em acertos e erros, que nos mobilizam para novas conquistas, num constante e progressivo caminhar rumo a autorrealização.

O futuro, seja ele idealizado como promissor ou temeroso, é apenas uma fantasia daquilo que ainda não existe, construída em nosso pensamento. O termo “fantasia”, são todas aquelas imagens que elaboramos mentalmente, que estão para além da dimensão presente e ainda não se materializaram.

Em nossa caminhada da vida, algumas “fantasias” se tornarão reais, ao povoarem nosso momento presente, outras permanecerão como meras imaginações ou devaneios, de um indivíduo “normal” que elabora sonhos e possibilidades.

Para que esse diálogo seja possível, continue a sua trajetória de vida. aprendendo com cada momento, sejam eles bons ou ruins, memoráveis ou deploráveis. Permita-se experienciar cada um desses momentos, reconhecendo sua condição humana e suas limitações.

Abra seu coração para novos eventos e renove sua vida a cada passo. Exercite o desapego e aproveite para livrar-se dos pesos desnecessários, produzidos pelo passado, que incomodam a sua caminhada.

Lembre-se, essa vida é só sua, e ela está aí para ser vivida da melhor forma possível.

Pedro Leite

Compartilhar
Pedro Leite
Psicólogo – CRP 16-2024 Graduado em Psicologia pela FAESA – Faculdades integradas do Espírito Santo (ES-2007), Pós-Graduado em Gestalt-terapia Clínica pela Faculdade MULTIVIX (ES-2009), Pós-Graduado em Terapia Cognitivo Comportamental pela UNIARA - Universidade de Araraquara (SP 2012).



COMENTÁRIOS