Muitas pessoas que convivem com a depressão não se sentem compreendidas por aqueles que as cercam. Isso porque, mesmo sendo uma doença muito séria e bastante comum, a depressão ainda é um tema envolto em muita desinformação e muito preconceito.

Contribuindo para a diminuição dessa desinformação geral sobre a assunto, a jovem escocesa Dionne McFarlane compartilhou sua experiência de viver com depressão. Veja abaixo o que ela gostaria que todas as pessoas à sua volta entendessem:

1) Não podemos simplesmente sair disso
Não é possível simplesmente sair da depressão , como num estalar de dedos. Eu descreveria a depressão como se eu estivesse me afogando – não importa o quanto você tente revidar, isso te domina e não há nada que você possa fazer. A depressão parece uma batalha constante e é exaustiva.

2) Nem sempre temos uma razão para nos sentirmos deprimidos
Isso é algo que eu notei que outros acham difícil de entender. Para alguém que nunca teve depressão, pode ser fácil supor que isso é causado por algum evento na vida. A depressão pode, sim, ser desencadeada por eventos da vida, como luto ou a perda do emprego, mas nem sempre tem que haver um motivo pelo qual alguém está deprimido. A depressão pode afetar qualquer pessoa e é uma doença. Eu costumava achar que antes que as pessoas entendessem sobre minha depressão, elas costumavam esperar que houvesse uma razão por que eu estava me sentindo fraca e tendo um dia ruim quando não havia uma razão e eu não conseguia explicar porque eu me sentia da maneira como eu estava me sentindo.

3) Eu não quero te machucar
Para amigos e familiares, pode ser difícil ver alguém que você ama sofrer de depressão, e pode ser difícil entender como ajudar e o que fazer. A depressão é uma doença muito egoísta e acho que muitas vezes podemos afastar as pessoas para protegê-las. Com a depressão, também há sentimentos de culpa e medo de decepcionar as pessoas. Podemos levar as coisas pessoalmente ou dizer algo que é horrível, mas não queremos dizer isso. Pode ser difícil amar e cuidar de alguém com depressão, mas ficar ao lado de alguém e mostrar-lhe amor e carinho incondicional é uma das melhores coisas que você pode fazer por nós.

4) Depressão e estar triste não são a mesma coisa
Depressão e tristeza significam duas coisas diferentes. A tristeza é uma emoção normal e, se algo de ruim acontecer, você pode se sentir triste, mas a tristeza aumentará depois de alguns dias. No entanto, a depressão é uma tristeza persistente – pode durar semanas, meses ou até anos. Isso pode afetá-lo de várias maneiras, como mudar sua personalidade, interesses e a maneira como você vê o futuro.

5) Depressão não é uma escolha
Nós não escolhemos ficar deprimidos. Pode afetar várias coisas em sua vida, como relacionamentos, trabalho e educação. Nós não escolhemos ter um humor ruim o tempo todo. A depressão está fora do nosso controle, não podemos fazer nada para impedir que isso aconteça conosco. Nós não somos fracos porque temos depressão.

6) Podemos nos sentir como um fardo
A depressão pode nos fazer sentir um inconveniente para os outros, levando-nos a querer nos isolar e evitar conversar com os outros. Quando nos sentimos mal, podemos evitar outras pessoas, a fim de esconder como nos sentimos de nossa família e amigos. É quando amigos e familiares precisam ser compassivos e tranquilizar seus entes queridos que eles não são um fardo para eles. Ao nos informar que podemos conversar com você sobre como estamos nos sentindo, podemos ter uma sensação de segurança e apoio à nossa volta.

7) Conquistas que você vê como pequenas são grandes para mim
Alcançar metas que estabelecemos para nós mesmos nos deixa orgulhosos. Objetivos de outras pessoas podem ser obter notas altas ou conseguir um emprego, mas às vezes apenas sair da cama ou falar com alguém sobre como você está se sentindo é uma conquista. Tenha orgulho de nós quando atingirmos esses objetivos. Essas conquistas nos aproximam da recuperação e algum dia seremos capazes de alcançar coisas maiores, mas por enquanto é para colocar um pé na frente do outro e conseguir pequenas coisas para nos dar essa sensação de realização.

8) Ainda podemos ter alguns bons dias
Nem sempre estamos tendo dias ruins, ainda podemos ter um bom dia. Ainda podemos ter dias que são difíceis, mas também podemos ter dias em que nos sentimos bem e somos capazes de fazer as coisas. As pessoas pensam que a depressão é ter dias ruins. A verdade é que os humores flutuam bastante. A depressão é uma mistura de bons e maus dias. Uma das minha citações favoritas é a seguinte: “Todo dia pode não ser bom, mas há algo de bom em cada dia”.

9) Agradecemos suas palavras gentis e como você está tentando ajudar
Pode ser difícil saber o que dizer e o que fazer para ajudar. Às vezes, oferecer algumas palavras gentis pode ser útil. Pode ser difícil para nós mostrar sentimentos de gratidão, mas a gentileza mostrada realmente significa muito para nós.

10) Estamos tentando o nosso melhor para passar por isso
Depressão é algo que temos que trabalhar. Eu aprendi que a recuperação não é algo que você escolhe uma vez – você tem que escolher uma e outra vez. Não podemos simplesmente deixar ir e ignorar a depressão, ela tem que ser tratada adequadamente por um profissional médico. Se tivermos que usar terapia e/ou medicação como forma de trabalhar com a depressão, por favor, fique do nosso lado. Não há vergonha em pedir ajuda. A depressão pode nos fazer sentir isolados e solitários e ter alguém ao nosso lado pode nos fazer sentir menos sozinhos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Catraca Livre.
Foto destacada: Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.