Certamente, todos nós usamos as telas algumas vezes para acalmar os pequenos quando eles estão inquietos, entediados ou com raiva. Mas você sabia que existem outras maneiras de tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular?

É claro que as telas fazem parte de nossa vida cotidiana e, portanto, as crianças estão constantemente em contato com elas. O problema é quando usamos esta “tática” todas as vezes que a criança está entediada ou irritada.

Para ter uma ideia do quão prejudicial pode ser esta prática, experimente tirá-los da tela, eles ficarão ainda mais nervosos e mais irritados. Afinal, o que podemos fazer para tranquilizar as crianças sem usar um tablet e celular?

Ideias para tranquilizar as crianças sem usar um tablet ou celular

Existem muitas alternativas para evitar o uso de telas. O que podemos fazer para acalmar os bebês e não recorrer ao tablet ou celular?

Mantenha contato físico com seu bebê

Quando um bebê está irritado ou nervoso, em vez de colocar um vídeo para acalmá-lo, podemos pegá-lo no colo e embalá-lo tanto quanto ele precisa. Não há nada melhor para eles do que o contato físico com a mãe ou o pai; esse contato é muito necessário para eles.

Preste atenção quando o bebê chora

Quando eles são muito pequenos, é importante prestar atenção ao choro da criança para descobrir o que o está incomodando. Ele pode estar precisando trocar a fralda, pode estar sentindo fome ou sentindo falta da mãe ou do pai.

A OMS recomenda não usar tecnologias com crianças menores de 2 anos, embora todos, ocasionalmente, tenhamos pulado esta recomendação. Se atendermos às necessidades do bebê, ele se acalmará sem recorrer a telas.

Um bom banho

Às vezes, em casa, seu filho fica entediado, você se sente inquieto e não sabe o que fazer. Por que não tomar um rico banho de espuma com seus brinquedos? Garanto-lhe que será muito relaxante e servirá para ele se acalmar e ainda passar um tempo se divertido, e o melhor, não haverá tablets ou celulares!

Vamos contar algumas histórias!

As crianças, não importa quão pequenas sejam, ficam muito tranquilas ao ouvir a voz de sua mãe ou de seu pai. Quando você perceber que ele está inquieto, nervoso ou entediado, leia uma história para ele. Faça alterações de voz e imitações para tornar tudo mais divertido. Seu bebê certamente se acalmará e você não precisará recorrer a tecnologias.

Mais ideias para tranquilizar as crianças sem usar o tablet ou celular

Agora vamos ver algumas idéias para aplicar em crianças mais velhas.

Deixe-o brincar como quiser

Deixe-o brincar como ele quiser. Se ficar manchado, lavaremos a roupa dele e lhe daremos um banho. Uma criança precisa explorar, experimentar e se sujar para aprender e estimular seu desenvolvimento cognitivo. Então deixe ele brincar; É muito melhor do que dar a ele um celular para que ele não fique entediado.

Tocar música para tranquilizar as crianças sem usar um tablet

Podemos colocar música para dançar, mas não vídeos de música. Também pode ser uma boa idéia para divertir-se com seu filho quando ambos estiverem entediados.

Desenhar figuras

As crianças gostam de desenhar, então dê-lhes papel e lápis e deixe sua imaginação correr solta. E se da próxima vez colocarmos um caderno e alguns lápis de cor em nossas malas? Certamente, se seu filho ficar entediado e você lhe der um caderno, será muito divertido e você não terá que recorrer ao tablet ou ao celular.

Relaxamento ou yoga

Se você notar que seu filho está entediado, irritado ou nervoso, pode fazer ioga com ele. Existem muitos exercícios de ioga para crianças. Além disso, é uma maneira de relaxar, exercitar-se e divertir-se. Outra opção seria deixar toca4ndo música de fundo e deitar na cama para relaxar. Ou você pode ler algumas histórias para entreter e relaxar.

Faça-o rir

Vocês podem brincar de cócegas. Eles adoram este jogo porque riem e se divertem com os pais. É outra opção que não falha e que podemos ter em mãos a qualquer hora e lugar, portanto, não será necessário recorrer às telas.

Use livros de colorir para tranquilizar as crianças

Há muitos livros de mandala ou outros desenhos que seus filhos gostam. Tenha sempre um à mão, pois é um método infalível para usar quando você está entediado. A pintura relaxa, acalma, diverte e estimula a criatividade.

Como você pode ver, as crianças podem ficar tranqüilas sem um tablet ou um celular. Aqui estão algumas das atividades que você pode realizar para divertir seu filho e acalmá-lo. Além de tudo, são atividades fabulosas para o desenvolvimento delas.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mamá.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.