As produções cnematográficas que trazem doenças como tema costuma envolver o público de maneira muito especial. E, normalmente, elas trazem retratos fiéis sobre as dificuldades enfrentadas por aqueles que sofrem com alguma enfermidade ou convivem com alguém doente. São verdadeiras lições de vida e ainda agregam conhecimento sobre o problema, os tratamentos, as sequelas e as chances de cura.

Confira uma lista de 10 filmes que falam com muita sensibilidade sobre ELA, alzheimer, fibrose cística, anorexia, esclerose múltipla, parkinson, depressão, leucemia, ALD e AVC. Vale a pena assistir.

* A Teoria de Tudo

Baseado na história de Stephen Hawking, o filme expõe como o astrofísico fez descobertas relevantes para o mundo da ciência, inclusive relacionadas ao tempo. Também retrata seu romance com Jane Wilde, uma estudante de Cambridge que viria a se tornar sua esposa. Aos 21 anos de idade, Hawking descobriu que sofria de uma doença motora degenerativa, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), mas isso não o impediu de se tornar um dos maiores cientistas da atualidade.

* Para sempre Alice

No filme, Alice Howland é professora de Harvard e especialista em linguística. Ela está feliz pelo que conseguiu construir, tanto a nível pessoal, quanto profissional. No entanto, sua vida muda inesperadamente quando ela é diagnosticada com Alzheimer.

* A cinco passos de você

Portadores de fibrose cística, os jovens Stella (Haley Lu Richardson) e Will (Cole Sprouse), de 16 anos, passam muito tempo da vida em hospitais, para tratamentos médicos.

O problema é que os adolescentes se apaixonam e não podem se tocar, porque o contato com as bactérias poderia ser mortal a eles. Aí, eles começam a questionar se vale a pena o tratamento rigoroso contra a doença.

* O Mínimo para Viver

Uma jovem está lidando com um problema que afeta muitos outros no mundo: a anorexia. Sem perspectivas de se livrar da doença e ter uma vida feliz e saudável, a moça passa os dias sem esperança. Porém, quando ela encontra um médico não convencional que a desafia a enfrentar sua condição e abraçar a vida, tudo pode mudar.

* 100 metros

Baseado na história real de Ramón Arroyo, o filme 100 Metros conta a historia de um publicitário sedentário que é diagnosticado com esclerose múltipla ao 35 anos, e no início do tratamento ouve de outro paciente que em pouco tempo não conseguiria sequer caminhar 100 metros.

* O Último Concerto

Um quarteto de músicos reunidos por longos anos trabalhando juntos. Mas quando o mais velho deles, Peter, é diagnosticado com mal de Parkinson, as consequências atingem o grupo mais profundamente do que se poderia imaginar. Robert e Daniel, primeiro e segundo violinistas, disputam o posto principal; o casamento de Robert e Juliette entra em colapso quando ele a trai; e a filha do casal embarca em um intenso relacionamento com Daniel.

* Melancolia

O filme fantasioso do cineasta dinamarquês Lars Von Trier não pode ser analisado de forma literal. O roteiro é baseado nas experiências de depressão dele. A história mostra a vida de duas irmãs em conflito e suas reações quando sabem que um planeta chamado Melancolia ameaça colidir com a Terra e acabar com tudo.

As cenas em slow motion e com a realidade distorcida buscam mostrar as sensações de quem sofre com a doença.

* Uma prova de amor

Anna Fitzgerald foi concebida para ajudar a salvar sua irmã, que tem leucemia. Em seu pouco tempo de vida, ela já passou por várias cirurgias na tentativa de curá-la. Mas agora Anna leva seus pais ao tribunal, pois quer ser emancipada.

* O óleo de Lorenzo

A história é real: Lorenzo, um garoto de seis anos é diagnosticado com uma doença rara, adrenoleucodistrofia (ALD), que destrói as células cerebrais. Ao saberem do prognóstico de apenas alguns anos de vida do filho, os pais mergulham em pesquisas médicas com a ajuda de um químico e criam um tratamento a partir de óleos de oliva e colza.

* My Beautiful Broken Brain

Uma jovem sofre um acidente vascular cerebral hemorrágico e tem graves sequelas. O documentário mostra que ela perde a fala, mas decide se recuperar do AVC, reaprender a ler, falar e escrever.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de M de Mulher e Adoro Cinema.
Fotos: IMDb/Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.