Quando as crianças choram por estarem zangadas ou tristes, temos que simpatizar com elas e mostrar que as entendemos; eles precisam que aprovemos suas emoções. Neste artigo, veremos algumas frases que confortam as crianças quando elas não param de chorar.

Em muitas ocasiões, quando nossos filhos choram, dizemos a eles “não chore, não foi nada”, “pare de chorar” etc. Mas, mesmo que façamos isso com a melhor das intenções, dessa maneira estamos minimizando suas emoções.

Portanto, é importante usar certas frases que confortam e respeitam as emoções de nossos filhos, dando-lhes o valor que têm, principalmente para a criança. Se você quiser saber quais você pode usar, continue lendo.

Importância das frases que confortam as crianças quando choram

Primeiro de tudo, quando a criança está chorando, temos que saber do que se trata a raiva ou a tristeza dela. Dessa forma, será mais fácil entender sua reação.

Todas as emoções, em crianças e adultos, são causadas por um estímulo que gera uma resposta em nós, seja uma emoção positiva ou negativa. Mas as crianças não conseguem parar e pensar em como responder com calma; eles agem diretamente com birras, chorando, batendo a porta, gritando…

Devemos acompanhar nossos filhos com nossas palavras e posições. Temos que ir até eles, olhá-los nos olhos, sem julgá-los e deixá-los falar para que expressem o que estão sentindo. Dessa forma, daremos valor às emoções que são importantes para elas.

Frases que confortam as crianças quando choram

Evitaremos dizer  “Chorar é covardia” e dizer ” Se você sentir medo, o que você precisa para parar de ter medo?”

Às vezes, o medo nos bloqueia, e a sobrecarga que sentimos nos faz chorar , até adultos. Quando nos sentimos assim, ninguém gosta de ser dito “não chore, isso é covarde” ; As crianças não fazem o mesmo, elas também não gostam de saber disso.

A única coisa é que o medo nas crianças as leva a chorar inconsolavelmente, os bloqueios e até os limites . Naquele momento, não devemos julgar a reação deles. Portanto, a melhor coisa a fazer é dizer a eles: “Eu entendo que você tem medo, o que a mãe ou o pai podem fazer para fazer você parar de ter medo?” A criança deve se sentir acompanhada e compreendida, assim, relaxará.

Vamos trocar “não chore” para “Eu entendo por que você está chorando”

Nesse ponto, a criança precisa ser confortada e cuidada, para não ser instruída a parar de chorar quando estiver sentindo uma emoção que tem seu valor.

Sempre tentaremos entendê-lo e ajudá-lo a se sentir melhor com nossas palavras. Nós lhe daremos o valor que suas emoções merecem , porque elas choram porque se sentem assim; se os entendermos e os acompanharmos, eles se sentirão melhor em breve.

Evite dizer “Não fique com raiva e pare de chorar, não é tão ruim” e diga “Vejo que você está com raiva, vamos falar sobre o que há de errado com você?”

Como todo mundo, quando sentimos alegria, rimos, mas se ficamos com raiva ou triste, temos o mesmo direito de chorar . Em suma, são duas emoções igualmente válidas. Se uma criança fica com raiva e reage chorando, ela precisa de nós perto, precisa do nosso amor e que nós o entendamos, então validaremos sua emoção.

Podemos dizer: “Você quer falar sobre o que está acontecendo com você?”.

Com essa frase, ajudamos a identificar suas emoções e a reconhecer o que sentem em seu corpo quando experimentam essa emoção.

Altere a frase “Nada acontece” para “Entendo que você se sente assim. O que podemos fazer para que você se sinta melhor?

Todos nós, quando perdemos alguém ou algo valioso, nos sentimos extremamente tristes e, nesses momentos, precisamos estar vestidos e acompanhados. O mesmo acontece com as crianças, apenas para elas a perda pode ser de um professor, porque ele muda de rumo, seu brinquedo favorito, um amigo que muda de cidade …

Nesse momento, eles sentem uma enorme tristeza e podem explodir em lágrimas; é quando não devemos dizer a ele que nada está errado. Pelo contrário, mudaremos essa frase para: “Entendo que você está triste porque seu amigo foi para outra cidade. Você quer que escrevamos uma carta para ele? Então você pode enviar cartas e, assim, sempre estar em contato.

Sobre as frases que confortam as crianças quando choram

Essas frases que confortam as crianças quando choram são muito úteis em certos momentos em que, querendo ajudar nossos filhos a se sentirem melhor, às vezes não dizemos a frase certa. Levando-os em consideração, quando surgirem certas circunstâncias, coloque-os em prática, você verá como as crianças se sentirão melhor.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mamá
Foto: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.