Eu acho que em algum ponto ou outro; todos nós já tivemos confrontos com sociopatas. Pessoas que entram na sua cabeça podem parecer inocentes, mas simplesmente querem manipulá-lo para seu benefício. Às vezes são membros da família, às vezes amigos, ou colegas de trabalho; eles realmente podem aparecer em quase qualquer lugar em sua vida. Quando se trata dos diferentes tipos de pessoas que encontramos em nossas vidas, os manipuladores narcisistas estão entre os mais tóxicos de todos.

Eles são o tipo de pessoa que só se preocupa com eles próprios e não param até conseguir o que desejam. Os narcisistas sempre colocarão egoisticamente suas necessidades, emoções e objetivos acima de qualquer outra pessoa quando estiverem tomando decisões.

Eles não vão pensar duas vezes antes de tirar vantagem de alguém se for para seu próprio benefício. Sua busca incessante por poder e sucesso é o motivo de eles serem tão manipuladores, enganadores e difíceis de conviver.

Aqui estão 6 frases que narcisistas e sociopatas usam para controlar as pessoas:

1: “Você não me entendeu.”

Os sociopatas costumam fazer algo geralmente conhecido como ‘Gaslighting’. É quando você faz algo que causa uma reação negativa e depois culpa a pessoa pela reação negativa, dizendo que ela não entendeu o que você estava tentando dizer.

2: “Pare de ser tão sensível.”

Quando um narcisista faz algo que gera uma reação negativa em você, ele defenderá o que disse ou fez dizendo que você é muito sensível. “Você precisa ser menos emocional.” Esta é, obviamente, uma maneira de eles se livrarem de qualquer culpa e mantê-lo preso a eles.

3: “Pare de ser dramático.”

Quando um sociopata o acusa de ser dramático, está provavelmente querendo invalidar suas emoções e reações. Eles estão simplesmente tentando manipular a sua percepção sobre aquilo que sente.

4: “Você está lendo muito sobre isso.”

Definitivamente, há momentos em que lemos muito profundamente sobre determinadso assunto e acabamos sendo influenciados por isso, podendo por vezes tirar conclusões equivocadas ou enxergando coisas que não existem.

Acontece que os sociopatas podem usar essa desculpa para demovê-lo da sua opinião, mesmo quando você está muito certo daquilo que disse ou pensou. É uma tentativa de te fazer duvidar de você mesmo, de sua sanidade mental.

5. “Você nunca sobreviveria sem mim.”

Depois que você começa a desconstruir um sociopata, a forma mais básica de sua manipulação começa a vir à tona. O que eles querem com você não é um relacionamento saudável.

O que eles querem é controlar você, e eles o controlam fazendo você se sentir incapaz de gerir a própria vida. Não os deixe escapar impunes. Você pode sobreviver sem eles.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Mystical Raven.
Fotos: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.