Segundo Stephanie A. Sarkis Ph.D., o gaslighting é uma tática em que uma pessoa faz com que alguém questione sua própria realidade. O objetivo é fazer com que a vítima continue sob seu poder.

Pessoas que praticam gaslighting são manipuladores que tentarão usar certas frases para fazer a vítima perder a confiança naquilo que crê ou sente, fazendo com que ela tenha dificuldades em reconhecer os abusos naquela relação.

Se você já experimentou algo assim, sabe o quanto é difícil se livrar desse tipo de relação. Quando você começa a duvidar de si mesmo e de seus próprios pensamentos, conclui que qualquer coisa possa ser fruto da sua imaginação. É exatamente isso o que o algoz quer que você pense.

Aqui estão algumas frases que os manipuladores usam quando estão tentando praticar gaslighting com você:

“Você está exagerando.”

Dizer que “você está exagerando” é uma tática bastante comum dos manipuladores. Eles podem dizer isso quando estão abusando emocionalmente de você. Eles podem até dizer que você é muito sensível. No entanto, a sensibilidade não tem nada a ver com gaslighting, já que o abuso afeta a todos de maneiras diferentes. Shahida Arabi, MA da Psych Central, diz: “Um narcisista focará excessivamente em sua chamada sensibilidade e consistentemente alegará que você está exagerando quando o confronta com algo na postura dele que o fez se sentir mal.”

“Era só uma piada.”

Quando um manipulador diz isso, pode ser um sinal de que eles não ouvem as opiniões dos outros e podem não mudar no longo prazo. Embora algumas piadas possam ser engraçadas, há certas piadas que cruzam os limites do aceitável. Patricia Evans, autora de The Verbally Abusive Relationship diz “Disfarçar comentários cruéis, comentários impróprios e depreciativos como ‘apenas piadas’ é uma tática popular de abuso verbal.” Se você está em um relacionamento com alguém que constantemente diz essa frase, também pode ser um sinal de que essa pessoa está testando o quanto você está disposto a aceitar.

“Eu nunca disse isso.”

Fazer você questionar o que ele fez ou disse o permite lançar dúvidas sobre suas percepções e memórias do abuso que experimentou. Se ele te fizer pensar que está imaginando coisas, você começará a se perguntar se está enlouquecendo, em vez de apontar as evidências que provam que ele é um abusador.

Gaslighting funciona lançando dúvidas sobre a sua realidade percebida e o que você conhece. Isso faz você se perguntar se você pode confiar no que viu ou se “realmente é louco”. Ao criar dúvidas em suas memórias e realidade, os manipuladores são capazes de criar uma nova realidade que os beneficia.

“Você esta me chamando de mentiroso?”

Esta é uma tática diferente que um manipulador pode usar para praticar gaslighting. Eles podem ficar com raiva quando lançam esta pergunta para você, colocando a culpa em você por percebê-los sob uma luz negativa. É por isso que as pessoas que praticam gaslighting costumam ser narcisistas. Ao usar essa técnica, eles são capazes de ganhar poder e controle sobre você – essencialmente fazendo uma lavagem cerebral em você, se você não perceber logo no início.

Da mesma forma, eles podem até acusá-lo de ser o problema no relacionamento para proteger a própria imagem. Eles não gostam de estar errados ou ser vistos sob uma luz negativa. Como um especialista clínico Dr. Martinez-Lewi escreve: “[O narcisista] automaticamente culpa os outros quando algo sai errado. A força absoluta das acusações e recriminações do narcisista é impressionante e desorientadora.”

Elogios

Isso pode parecer estranho com o resto das frases, mas os manipuladores podem lançar alguns elogios à sua maneira de vez em quando. Ao fazer isso, eles são capazes de fazer você pensar que eles “não são tão ruins”. Isso pode deixá-lo um pouco inquieto e nervoso, pois raramente será capaz de prever se eles serão legais em um dia e se eles serão manipuladores no dia seguinte. Sarkis diz: “Esta é uma tentativa calculada de mantê-lo fora de forma – e, novamente, questionar sua realidade. Além disso, veja pelo que você foi elogiado; é provavelmente algo que serviu a ele.”

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Mystical Raven.
Foto destacada: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.