Um dos grandes pontos de nosso sofrimento é a autoestima que em muitos casos chega a nem existir e por isso, estamos sempre buscando coisas e pessoas para preencher este vazio interno.

Mas eu gostaria de colocar aqui 5 passos importantes para que você possa retomar a sua autoestima e começar a conquistar a sua autoconfiança. Isso não é tão difícil quanto você deve estar achando que realmente é, apenas você não aprendeu como cuidar da sua autoestima e não foi ensinado a cultivar ela de forma que você sentisse que ela existisse de verdade!

Agora eu vou te ensinar os 5 passos para que você possa ter a sua autoestima de volta:

RESPEITO: Constantemente nos queixamos de que outros nos faltam o respeito, sem atender a que é mais frequente que si mesmo se falte o respeito, sendo isto em ocasiões de maneiras inconscientes. Geralmente, a falta de respeito começa com a falta de respeito a si mesmo. Teria que começar por revisar definitivamente como e porque eu o permito e, no entanto porque o outro o faz.

VALORIZAÇÃO: Valorizar todos os momentos difíceis que você passou, valorizar todas as situações das quais você teve que lidar consigo mesmo e com todos. Valorizar as suas qualidades e entender que elas são sim especiais.

RECONHECIMENTO: Reconhecer que você tem mil qualidades porém tem coisas que você não consegue e não precisa fazer, não é porque você sabe fazer uma coisa e outra não que você é uma pessoa ruim, pois muitos de nós temos maneiras diferentes de inteligência e de desenvolver coisas especiais.

CONFIANÇA: Confiar em si mesmo e no que você pode prover para você e a sua vida. Confiar que você pode sempre contar consigo e ter em você a base e o apoio que você tanto procura nas pessoas, essa é a parte fundamental de uma autoestima equilibrada.

AMOR: Desenvolver o amor por você mesmo, colocando o cuidado e tudo que você gostaria de receber de alguém, assim você se preenche de amor e pode começar a aceitar que você é sim uma pessoa que merece ser amada e principalmente amada por si mesma.

Espero que você tenha anotado estes passos e comece a praticar eles assim que terminar de ler, ter uma autoestima equilibrada é fundamental para a sua saúde psíquica.

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Beatriz Brandão
Psicóloga clínica em São Paulo, atendimento individual adulto, atuou por 11 anos com gestão de Recursos Humanos. Foco em desenvolvimento humano. Autora de palestras e workshops. Atuando há 3 anos com atendimento psicoterapêutico com o foco em desenvolver o processo de autoconhecimento, para que o paciente tenha subsídios para o autodesenvolvimento. Aplicando a Terapia Analítica. ​ Acredita que a sua missão como psicoterapeuta, de modo colaborativo e humanizado, é auxiliar as pessoas a reconhecerem suas próprias possibilidades e a qualificar suas relações, para isso, desenvolve em seu consultório programas de prevenção e tratamento.