Décadas de estudos sobre a felicidade e o bem-estar emocional provaram um fato importante. Experimentar uma felicidade maior está definitivamente sob o controle de cada um de nós. Embora não exista uma cura mágica para uma dor emocional, há vários comportamentos ( cognitivos , emocionais e físicos) que você pode praticar e multiplicar exponencialmente suas chances de se sentir bem em sua vida.

Foto por: Luanna Cabral – Pexels.

Coisas que as pessoas felizes escolhem NÃO fazer

1. Não se debruce sobre contratempos ou desgostos. Quando ruminamos pensamentos negativos, eles acabam ocupando o espaço destinado aos pensamentos positivos, criando um ciclo infindável de pensamentos negativos que só pioram a situação.

2. Não se estresse quando as coisas não saem do seu jeito. Respire, considere suas opções e, em seguida, siga em frente. Estresse e ansiedade não permitem que seu cérebro avalie situações e gere soluções.

3. Não perca tempo nem energia com ressentimento ou inveja do sucesso de outras pessoas. Se os feeds de amigos ou familiares do Facebook o deixarem frustrado com sua própria vida, pare de seguir os feeds dos outros. Poste o que quiser, se quiser, e faça logoff quando necessário.

4. Não tire conclusões precipitadas se as coisas não saírem como você quer, seja nos relacionamentos, no trabalho ou na vida. Fazendo julgamento precipitado das coisas, geralmente acabamos levando nossos pensamentos para o campo das nossas avaliações e crenças menos úteis e menos saudáveis. Olhe mais fundo, reflita mais e busque soluções mais eficazes.

5. Não superestime as dificuldades que você encontra na vida. A vida de ninguém é fácil, e todo mundo comete erros. Fazer uma “tempestade em copo d’agua” só tornam as coisas mais difíceis, pois te dá mais pensamentos negativos para combater.

6. Não perca tempo tentando criar uma “vida perfeita”. Quando aprendemos a deixar de lado as coisas que simplesmente não podemos controlar, liberamos mais energia para melhor moldar as coisas da vida das quais temos controle.

7. Não dedique tanto tempo se preocupando com os seus próprios problemas pequenos. Invista mais o seu tempo em estabelecer relações saudáveis. Desviar um pouco o foco em si mesmo e olhar as coisas de forma mais ampla pode ser uma oportunidade de experimentar a felicidade no seu cotidiano.

Pexels.

Coisas que as pessoas felizes escolhem fazer

1. Concentre-se no que está indo bem na vida. O pensamento positivo gera gratidão e um estado de espírito apreciativo. Essas duas coisas aumentam a felicidade.

2. Dê tempo ao cérebro para reiniciar – todos os dias. A meditação dá aos nossos cérebros a chance de deixar ir os pensamentos negativos e “apagar” o dano que o pensamento negativo pode fazer.

3. Pratique a consciência do mundo ao seu redor e permaneça ancorado no presente, em vez de ruminar sobre o passado. Você não consegue seguir em frente se não deixar o passado para trás.

4. Desmascare pensamentos negativos. Quando o cérebro está atolado em padrões de pensamento negativos, você precisa desafiar esses pensamentos e testá-los contra a realidade. Muitas coisas estão além de seu alcance, você DEFINITIVAMENTE não tem controle sobre elas, então deixe de lado pensamentos negativos e pensamentos errados que atrapalham seu bem-estar.

5. Crie uma forte rede de apoio, ou seja, fortaleça os laços com seus amigos ou familiares. O valor deste conselho não pode ser superestimado, pois cada estudo sobre a felicidade aponta para a presença de uma rede de apoio saudável como um fator determinante da felicidade.

6. Esteja disposto a perdoar. Depois de desenvolver sua rede ou encontrar sua tribo, esteja disposto a resolver as diferenças com essas pessoas sempre que surgir um atrito. Praticar o perdão é essencial se você quiser manter as suas relações saudáveis.

7. Estar apto a “dar e receber” é o que fortalece as relações e aumenta o bem-estar. Lembre-se de que uma carga compartilhada é um fardo reduzido pela metade – peça ajuda quando necessário e esteja disposto a oferecer apoio em troca.

Há quem diga que a felicidade é uma escolha, mas às vezes é o resultado de várias pequenas escolhas que funcionam juntas para nos alegrar e nos manter firmes quando surgem os desafios da vida.

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Psychology Today.
Foto destacada: Daniel Xavier- Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.