Depressão é uma doença séria e bantante comum. Ela afeta negativamente como a pesoa se sente, como ela pensa e como ela age. A doença também provoca sentimentos de tristeza e/ou perda de interesse em atividades que em momentos anteriores traziam prazer.

O tratamento contra a depressão se dá através de medicamentose e psicoterapia, mas o apoio de amigos e família é muito importante para o estado geral da pessoa que convive com a depressão. No entanto, as pessoas próximas nem sempre sabem o que dizer ou como ajudar. Desta forma, às vezes, mesmo quando o objetivo é ajudar, há quem acabe fazendo comentários que podem prejudicar mais do que auxiliar.

Com base nessa percepção, o HuffPost pediu para que pessoas que convivem com a doença compartilhassem comentários que as incomodam e explicassem o motivo. As nove frases indicadas foram as seguintes:

1 Você deveria tentar fazer exercícios

Crystal N. conta que não nega os efeitos dos exercícios para o cérebro. Mas a depressão torna difícil até mesmo sair da cama. Além disso, ela disse sentir-se pior quando vive um de seus piores momentos e alguém fala que ela deveria fazer exercício.

2 Está tudo na sua cabeça

Para Karla Culbertson, isso é geralmente dito por pessoas que nunca passaram pela depressão. Essas pessoas não conhecem os efeitos colaterais da doença. Isso representa falta de compaixão e compreensão, na opinião de Karla, por isso a incomoda. Esse tipo de comentário sugere que depressão não é importante e quase faz parecer algo imaginário.

3 Por que você não se deixa ser feliz?

A menos que exista algum tipo de elixir da felicidade, para Craig Tomashoff, alegria não é algo que uma pessoa com depressão possa simplesmente se permitir experimentar por demanda. Sugerir que alguém com depressão crônica deveria apenas “ser feliz”é uma fantasia. Assim como é impossível para alguém que viveu sempre na escuridão considerar a noção de viver na luz.

4 Você está sendo egoísta

Quando uma pessoa com depressão diz algo como, “você ficaria melhor sem mim”, ela pode estar pensando que esta é uma atitude totalmente altruísta, de acordo com Katie Leikam. Porque pessoas com depressão estão realmente sofrendo e podem sentir que aliviam a dor daqueles que amam. Ela se frustra quando as pessoas aumentam a culpa de uma pessoa depressiva, pois isso só piora a situação de alguém que já sofre muito por se culpar.

5 Medicação não é a resposta

Diversas pessoas falaram para Crystal que ela é muito jovem para tomar medicamentos, ou que não deveria tomar. Ela pensa que, às vezes, você não consegue passar por aquilo sozinho e considera que não deveria ser motivo de vergonha receber auxílio de medicamentos.

6 Seja mais positivo

Sow Ay sente que quem fala isso não aceita o fato de que a depressão é uma doença real, séria e por vezes fatal. Ele se incomoda, pois essa frase dá a entender que a pessoa depressiva não está lutando e não faz nada para se curar. É difícil fazer as pessoas entenderem que com depressão cada mínima coisa se torna muito difícil. Esse tipo de comentário encerra qualquer conversa e essas são pessoas que ele jamais procuraria se precisasse de ajuda. Sow Ay diz ainda não ter energia para explicar a essas pessoas que lidar com a depressão é muito mais complicado do que elas imaginam, então simplesmente se cala.

7 Poderia ser pior

Essa frase, para Culbertson, tira o valor dos pensamentos e sentimentos das pessoas. Além disso, afasta do processo de cura, que já é muito difícil de iniciar. Apesar de quem diz isso possivelmente ter a intenção de ajudar, acaba tornando as coisas piores.

8 É apenas um dia ruim

Um dia ruim não dura por dias ou semanas. Crystal pede que as pessoas não minimizem sua luta para sair da cama, se vestir e comer, relacionando as dificuldades da depressão às de um dia ruim no trabalho.

9 Por que você não falou sobre como estava se sentindo?

Tomashoff diz não ter motivos para duvidar que a maior parte das pessoas que fazem essa pergunta tem boas intenções. No entanto, é uma pergunta ingênua para se fazer a alguém que vive com depressão. No mundo em que vivemos, se abrir dessa forma não é visto como sinal de força, mas mais provavelmente como um grande aborrecimento.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Hype Science.
Foto destacada: Kat Jayne/Pexels.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.