A educação das crianças é uma prioridade para os pais. Os filhos devem ser respeitosos para com seus pais, e isso não é conseguido usando disciplina punitiva, ou seja, castigar ou bater. Com isso, apenas provocamos ressentimento, baixa auto-estima, rebeldia, desejo de vingança. Devemos então usar disciplina positiva.

Se usarmos o castigo, a criança agirá apropriadamente, mas não por entender por que não deveria fazê-lo, mas por medo. Mas se a criança não entende por que não deve agir assim, quando não é o que teme, fará tudo de forma inadequada. Isso ocorre porque a criança não entenderá que é responsável por suas ações, nem pelas regras. Além disso, não saberá avaliar as consequências.

É por isso que é tão importante que usemos disciplina positiva na educação de nossos filhos. Isso é baseado no respeito, o autocontrole e a auto-estima da criança são estimulados.

É necessária disciplina para educar nossos filhos, para que eles saibam o que pode e o que não pode ser feito . Eles precisam aprender que são responsáveis por seu comportamento e que tudo o que fazem terá uma consequência. Graças à disciplina, eles serão capazes de se comportar e agir corretamente. De bebês, isso fornecerá segurança.

A disciplina deve ser entendida como uma maneira de fazer com que os nossos filhos tenham um desenvolvimento saudável e feliz . O caminho para se tornarem independentes, responsáveis, sem causar reações negativas e sem prejudicar a auto-estima.

Portanto, com disciplina positiva, garantiremos que nossos filhos amadureçam, para que amanhã sejam jovens responsáveis ​​e felizes.

Vamos conhecer algumas técnicas que nos ajudarão a aplicar disciplina positiva com nossos filhos.

Técnicas para aplicar disciplina positiva

Elogie o que você gosta

Quando seu filho se comportar bem e agir da maneira certa, elogie-o, reconheça sua conquista e parabenize-o . Com isso, reforçaremos os comportamentos que queremos que sejam repetidos.

Compreenda a criança

É importante nos colocarmos em seu lugar, entender como ele se sente, quais são seus sentimentos e as razões que o levam a fazer o que faz. Se identificarmos as crenças que o levam a se comportar dessa maneira, podemos trabalhar para mudá-las , em vez de mudar o comportamento.

Seja um exemplo para o seu filho

As crianças tendem a aprender muito mais com o que observam do que com o que ouvem. Por esse motivo, é necessário agir de forma consistente para servir de modelo para as crianças.

Critique a ação, não a pessoa

Quando a criança fizer algo errado, você precisa criticar a ação em si, explicar por que não deve fazer isso. Nunca o insulte ou ridicularize por isso.

Estabelecer rotinas e padrões

Com isso, garantiremos que os pequenos não realizem comportamentos indesejados. Por exemplo, se uma criança sabe o que pegar depois de brincar, ela o fará porque é uma norma e sabe que, se não o fizer, terá conseqüências de que não gosta.

Tabela de recompensas

Quando estabelecemos limites e regras, é melhor fazê-lo em uma tabela escrita. Dessa forma, a criança poderá colocar um adesivo para cada ação bem executada e, dessa forma, seu comportamento apropriado será reforçado.

Explique por que

Sempre que dizemos a nossos filhos que ações eles não devem tomar, devemos explicar o porquê. Dessa maneira, eles se sentirão mais encorajados a obedecer, porque entenderão o motivo.

Tempo limite positivo

Essa técnica consiste em criar um espaço em casa, na escola … decorado de uma maneira que ajude a criança a se acalmar e se sentir relaxada. Por exemplo: livros, brinquedos, papel e canetas para colorir, quadros-negros etc. E quando a criança estiver chateada ou fora de controle, ele pode ir a esse lugar para se acalmar e voltar ao seu estado emocional equilibrado.

Meditação

Com esse método, você garantirá que, quando seu filho estiver chateado ou com raiva, ele se acalme. Com esta técnica, você ensina a criança a sentir a barriga como um balão que infla e desinfla ao respirar. Dessa maneira, a criança se torna consciente do seu corpo e da sua respiração e ajuda a relaxar.

Estes são apenas alguns exemplos de técnicas que podemos usar para aplicar disciplina positiva na educação de nossos filhos. Lembre-se de que você é a técnica mais eficaz para modelar o autocontrole de seus filhos. Se em uma situação estressante você conseguir não perder o controle e fazer algum exercício para se acalmar, estará ensinando ao seu filho a mensagem mais poderosa que fornecerá a ele as habilidades necessárias para ser um adulto bem-sucedido.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.