Estudante recolhe e reforma centenas de cadeiras de rodas e muletas para doar aos necessitados

Mohan Sudabattula é o mentor por trás do Projeto Embrace : uma organização sem fins lucrativos que coleta muletas de segunda mão, cadeiras de rodas, aparelhos ortopédicos, andadores, fundas e equipamentos de reabilitação para reutilização.

O estudante de 23 anos e sua equipe de voluntários coletam o equipamento vasculhando as prateleiras empoeiradas de brechós e aceitando doações pessoais de membros da sua comunidade. Depois que os equipamentos são limpos e reformados, o grupo os envia para instalações médicas desfavorecidas em todo o mundo.

“Para alguém cujo cônjuge usou cadeira de rodas ou andador antes de morrer, é difícil pensar que o equipamento vai para o lixo”, disse um dos voluntários ao The Washington Post . “Quando nos dão, sentem que deram uma segunda vida. E então, ver o rosto do destinatário aceso – isso é extremamente recompensador ”.

psicologiasdobrasil.com.br - Estudante recolhe e reforma centenas de cadeiras de rodas e muletas para doar aos necessitados

Mohan foi inspirado a desenvolver esse trabalho de amor ao próximo há vários anos, enquanto estudava na Universidade de Utah e, ​​simultaneamente, se voluntariava no departamento de próteses de um hospital próximo.

Sempre que um dos pacientes deixava de precisar de uma prótese, o dispositivo era simplesmente descartado. As próteses não podem ser reutilizadas porque são especificamente adaptadas a cada paciente, mas Mohan não pôde deixar de se perguntar se poderia resgatar outro equipamento médico do lixo.

Ele se lembrou de uma viagem que ele tinha feito com os pais na Índia em 2006, quando o levaram para um orfanato para crianças deficientes. Como os jovens não tinham acesso a equipamentos médicos, eles criaram cadeiras de rodas improvisadas com móveis de jardim e rodas de bicicleta.

Dez anos depois, Mohan retornou ao mesmo orfanato para poder doar várias dúzias de cadeiras de rodas e muletas – todas elas cortesia do Projeto Embrace.

Desde o lançamento da organização sem fins lucrativos em 2016, o grupo doou mais de 900 dispositivos médicos reformados para hospitais de baixa renda na Índia e nos Estados Unidos.

No mês passado, voluntários do Project Embrace fizeram sua segunda viagem à fronteira entre o estado de Utah e o Arizona para que pudessem doar dezenas de cadeiras de rodas e andadores para um hospital rural da nação Navajo.

psicologiasdobrasil.com.br - Estudante recolhe e reforma centenas de cadeiras de rodas e muletas para doar aos necessitados

“Muitas vezes, quando se trata de inovação e design em saúde, as pessoas tendem a não participar de conversas profissionais porque não se sentem qualificadas o suficiente para contribuir com a discussão”, disse Mohan em um post nas redes sociais. “Isso é irônico porque o acesso à assistência médica (e à inovação em saúde) afeta a todos – naturalmente, todos devem se envolver.

“Damos à nossa comunidade uma oportunidade de se envolver e rastrear onde as doações individuais acabam indo, podemos mostrar à nossa comunidade exatamente as boas ações do projetos estão impactando positivamente.

“Tem havido muitos deslizes ao longo do percurso, mas fundar uma causa em que todos se sintam bem-vindos para contribuir para uma melhoria na saúde será sempre a maior decisão que já tomei como estudante.”

***

Destaques Psicologias do Brasil. Com informações de: Good News Network.
Fotos: Project Embrace.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.