Ensine seu filho que as coisas mais importantes da vida não se compram com dinheiro

Ensine seu filho que as coisas mais bonitas da vida não têm preço. Diga a ele que o que traz felicidade não é comprado ou vendido, faça-o ser a pessoa que coloca os afetos sempre à frente e que sabe que compartilhar momentos de alegria vale muito mais que um brinquedo , mais que um tempinho com o computador , mais do que tudo que você guardou no cofrinho.

Benjamin Franklin estava certo ao dizer que quem pensa que dinheiro pode fazer tudo será a mesma pessoa capaz de fazer qualquer coisa por dinheiro. É preciso admitir que, uma vez que vivemos em sociedade, somos levados a acreditar nisso também. Somos reféns de um sistema em que o consumismo comanda tudo e, por isso, acabamos transmitindo esses mesmos valores deturpados aos pequenos .

queremos que você reflita conosco sobre questões e diretrizes interessantes, que certamente serão úteis na educação de seus filhos.

Em um texto publicado no site Eres Mama, a psicóloga Valeria Sabater propõe uma reflexão sobre como podemos criar nossos filhos para serem adultos que valorizam o que realmente importa na vida. Confira:

O mais belo não se compra, nasce do coração

O recém-falecido Zygmunt Bauman nos ensinou o que eram relações líquidas e por que hoje vivemos em um mundo ansioso por novidades, agarrando-nose ao provisório, a amores descartáveis, ao consumismo mais selvagem…

Estamos imersos em uma economia sempre flutuante, naquelas modas que vêm e vão, sempre obcecados em ter o modelo mais recente em tudo, o celular mais recente ou o brinquedo da moda. Tudo isso significa que estamos condicionados a levar uma vida reciclável, em que é preciso sempre trocar algumas coisas por outras mais novas, em que quase nada parece durar e em que somos obrigados a conhecer um mundo cheio de estímulos, onde tudo tem um preço. Onde tudo é comprado e tudo é vendido.

Nossos filhos, apesar de não percebermos, são muito receptivos a todas essas dinâmicas. E se é assim, é por uma razão muito simples: eles nos veem. Agora, por mais que tentemos às vezes mostrar a eles que “o dinheiro não compra tudo”, há um fato que eles mesmos perceberão imediatamente.

Tempo é dinheiro. Se mamãe e papai não estão em casa ou chegam cansados , é porque eles vão trabalhar, porque precisam trazer um salário para casa. Portanto, é inevitável que as crianças não atribuam valor ao dinheiro muito cedo… Vamos ver como podemos gerenciar essa perspectiva complexa na qual estamos todos envolvidos.

O tempo que compartilhamos juntos não tem preço

Se você é um pai ou mãe que trabalha de segunda a sábado, não deve ficar obcecado com o pouco tempo que divide com seus filhos. A única coisa em que você deve se concentrar é criar aqueles momentos em que todos estão juntos, momentos autênticos de magia, cumplicidade e felicidade.

  • Não cometa o erro de dar presentes aos seus filhos com a idéia de fazê-los felizes por voltarem para casa tão tarde ou por não poder estar com eles tanto quanto você gostaria.
  • Evite presentes físicos, escolha presentes emocionais: uma tarde de jogos na sala de estar, um passeio no parque, uma sessão de cinema.

Pense que os momentos compartilhados são o que criam na criança a memória afetiva que deixa sua marca. Um brinquedo não é capaz de gerar esse impacto no cérebro da criança; lembre-se: Presenteie com momentos, não com coisas.

As coisas são nutridas para durar, os relacionamentos são nutridos para prosperar

Para impedir que nossos filhos “caiam” no início daquela sociedade líquida sobre a qual o filósofo Zygmunt Bauman fala, é necessário ajudá-los a entender muito cedo uma série de aspectos.

Nossos objetos, nossas “coisas” devem ser cuidadas para durar

  • O que é nosso deve ser cuidado! Todo objeto, brinquedo, dispositivo tecnológico, peça de roupa ou utensílio, deve ser cuidado até que não sirva mais. As coisas não são jogadas fora só porque elas nos aborrecem ou porque “queremos as últimas novidades do mercado”.
  • Pai e mãe não são aquelas pessoas que estão lá para nos comprar tudo o que queremos. Eles vão nos dar o que precisamos.

Se incutirmos em nossos filhos o valor de cuidar de seus pertences pessoais, evitando o desejo clássico de comprar e consumir, estaremos fazendo um favor a eles.

Mostre-lhes como cuidar das pessoas que amamos

  • Alguém sabe que é amada quando o outro tem tempo para compartilhar com ela.
  • Devemos nos preocupar com seu bem-estar. Às vezes podemos olhar nos olhos desta pessoa e sentir seu estado de espírito, ou simplesmente perguntar como ela está hoje.
  • As relações precisam ser leves. É necessário compartilhar momentos divertidos com a pessoa querida.
  • Para dizer a uma pessoa especial que a amamos, não é essencial comprar um presente para ela, basta dizer a ela para fazer, por exemplo, um belo desenho.

Para concluir, estamos todos certos de que vivemos em uma sociedade claramente consumista. Portanto, vale tentar fazer com que nossos filhos saibam desde cedo que as coisas mais bonitas da vida não são “coisas”, mas sim afetos.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Eres Mama.
Foto destacada: Pexels.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.