Chile aprova lei que obriga empresas a doar alimentos com prazo de validade prestes a vencer

Um projeto foi aprovado no Congresso Nacional do Chile quobriga as empresas a doar seus alimentos com prazo de validade perto de vencer, proibindo-as de descartá-los.

O projeto – aprovado pelo Senado e passado à Câmara dos Deputados para o próximo processo legislativo – determina a proibição de “destruir ou descartar alimentos próprios para consumo humano, perecíveis ou não perecíveis, que perderam valor comercial”.

Esses alimentos, que podem ser descartados devido a vários fatores, devem ser entregues às chamadas entidades receptoras, que “distribuirão os alimentos recebidos a instituições sem fins lucrativos, públicas ou privadas, dedicadas a cuidar de pessoas em situações de vulnerabilidade”.

psicologiasdobrasil.com.br - Chile aprova lei que obriga empresas a doar alimentos com prazo de validade prestes a vencer

Caso o alimento não atenda mais às condições de doação, poderá ser utilizado na alimentação de animais ou na produção de compostos agrícolas.

“Embora tenha sido apresentado muito antes da pandemia, esse projeto de lei representa um instrumento eficaz para combater a fome. Um terço dos alimentos no planeta é destruído e, precisamente, o que procuramos sob esse projeto é incentivar os bancos de alimentos”, disse o Senador Francisco Chahuán à mídia local.

Além disso, de acordo com o senador Guido Girardi, os alimentos devem ser doados pelas empresas seis dias antes de vencerem, ampliando a oferta de alimentos saudáveis que não estão em más condições, mas têm apenas problemas de embalagem ou rotulagem.

psicologiasdobrasil.com.br - Chile aprova lei que obriga empresas a doar alimentos com prazo de validade prestes a vencer

Antes da pandemia, apenas 17% dos chilenos consumiam alimentos saudáveis. Esperamos que esse número aumente com essa nova medida, a fim de oferecer mais alternativas às pessoas e evitar o desperdício de alimentos.

Em um mundo em que milhares de pessoas sofrem com a fome e a miséria, não podemos nos dar ao luxo de jogar comida fora. Especialmente se esse alçimento ainda puder ser consumido…

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de UPSOCL.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.