Homens ajudam pai a levar seu filho com deficiência para tomar seu primeiro banho de mar

Não há dúvidas de que criar filhos com deficiência física e / ou cognitiva pode representar muitos desafios para os pais ou seus cuidadores, não só pelos cuidados especiais que precisam ser seguidos, mas também pelas dificuldades do dia a dia devido a espaços não inclusivos;

psicologiasdobrasil.com.br - Homens ajudam pai a levar seu filho com deficiência para tomar seu primeiro banho de mar

Diante disso, em alguns países foram estabelecidas medidas especiais para ajudar as pessoas com deficiência, levando em consideração aspectos de infra-estrutura a preparação de pessoal de atendimento e outras medidas que facilitem aqueles que cuidam de pessoas com deficiência para que possam ter uma melhor experiência.

Um grande exemplo são as praias acessíveis que dispõem de infraestruturas implementadas para pessoas com deficiência, tais como: rampas, cadeiras de rodas aquáticas, passeios e vestiários adaptados, entre outros elementos que facilitam a vivência de quem tem mobilidade reduzida e também dos seus cuidadores.

psicologiasdobrasil.com.br - Homens ajudam pai a levar seu filho com deficiência para tomar seu primeiro banho de mar

No entanto, esse tipo de infraestrutura ainda não foi implantado em todas as praias do mundo, por isso às vezes as famílias têm que improvisar outras formas para que pessoas com deficiência física ou cognitiva possam desfrutar do mar.

Um desses casos ocorreu no Brasil, quando o pai de um jovem com deficiência chamado Jonathan levou seu filho à praia para que ele pudesse ir ao mar pela primeira vez. O evento foi gravado e postado nas redes sociais, onde você pode ver como o pai primeiro segura Jonathan para tocar a água do mar e depois alguns banhistas se aproximam e decidem ajudar o pai a conseguir carregar o jovem e levá-lo um pouco mais fundo no mar.

psicologiasdobrasil.com.br - Homens ajudam pai a levar seu filho com deficiência para tomar seu primeiro banho de mar

O vídeo causou muita emoção nos internautas, não só pela alegria da família em poder levar Jonathan ao mar, mas também pela solidariedade e empatia dos banhistas, que embora fossem estranhos, não hesitaram em aproximar-se e oferecer sua ajuda ao pai para poder carregar o jovem.

Além disso, no vídeo você pode ver a emoção de Jonathan quando ele sorri quando está no mar pela primeira vez, curtindo as ondas e a água junto com seu pai e os homens solidários que os ajudaram a ter uma magnífica memória do de praia.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation e Razões Para Acreditar.
Fotos: Reprodução/Instagram.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.