Autoconhecimento e objetivos de vida

Quando estamos para escolher nosso futuro profissional nos encontramos muitas vezes perdidos, sem saber qual curso fazer, qual caminho tomar.  O autoconhecimento é a primeira e mais importante parte para uma boa escolha profissional. Nela é que vamos verificar em que somos bons, o que gostamos, nossas limitações e facilidades, e consequentemente em que profissão seremos melhor sucedidos.

O autoconhecimento não é tarefa fácil, como podemos ver com um pequeno exercício:

  • Escreva dez coisas que você gosta em si mesma.
  • Depois escreva dez coisas que você não gosta em si mesma ou que gostaria de mudar.
  • Qual lista foi mais fácil de completar?

A maioria das pessoas sente mais facilidade em identificar as coisas negativas. Isso pode ser por que aprendemos que dizer aquilo que gostamos em nós mesmos poderá ser rotulado de presunção, esnobismo, egocentrismo.

Nada disso! Para aumentar o conhecimento que temos de nos mesmos é preciso ter consciência de quem somos de verdade, avaliando os pontos positivos tanto quanto os negativos, pois só assim saberemos qual é o melhor de nós e o que precisamos mudar.

Uma ferramenta bem legal do mundo das empresas, que pode ser utilizado como ferramenta de autoconhecimento, é o SWOT. Uma sigla em inglês que significa: strengths (forças, qualidades pessoais), weaknesses (fraquezas, limitações pessoais), opportunities(oportunidades a partir de suas forças e fatores externos) e threats (ameaças devido suas limitações e fatores externos).

Ela funciona assim, você lista debaixo de cada ponto aquilo que acredita ser sua característica:

Forças Fraquezas
O que você possui de melhor? O que você faz de melhor e os outros admiram? O que lhe incomoda em você mesmo? O que você precisa melhorar?
Oportunidades Ameaças
Em que atividades suas forças podem contribuir? Quais oportunidades você pode utiliza-las? Que ameaças existem devido suas fraquezas? O que pode lhe impedir de alcaçar seus Objetivos?

 

Para ficar mais fácil, vamos a um exemplo:

 

Forças Fraquezas
Ser Comunicativo

Ser Criativo

Não termino o que começo

Ansiedade

Oportunidades AMEAÇAS
Com base nessas forças ela poderia ser, por exemplo: PUBLICITARIA A ansiedade pode ser uma ameaça na hora de fazer as provas, por exemplo.

 

Com base nesse SWOT podemos eleger como objetivo profissional cursar publicidade, por exemplo.

Um aspecto importante é que ao eleger nosso objetivo devemos também conhecer a realidade da profissão, para verificar se nossas forças serão realmente bem utilizadas. Então procurar saber a grade curricular do curso, o dia-dia da profissão e mercado de trabalho será indispensável.

Opiniões de pessoas que nos conhece, como de nossos pais também podem ser uma grande ajuda nessa hora, ou ainda, podemos buscar um psicólogo, o qual pode dar um “empurrãozinho” com a orientação profissional.






Carolline Lopes recém formada em psicologia (CRP 05/ 50327), pós-graduanda em MBA Executivo em Coaching pela Universidade Candido Mendes e Instituto Pro-Minas. Escritora em um blog com seu nome. Apresentou diversos trabalhos em congressos nacionais com temas relacionados a psicologia da saúde e Jurídica. A partir da pôs graduação tem explorado a temática da orientação profissional