Diariamente, mais de 800 milhões de mulheres menstruam no mundo. Infelizmente, nem todos têm a oportunidade de obter os produtos necessários para atender às suas necessidades biológicas.

“Pobreza menstrual” é a falta de acesso a produtos de saúde, educação sobre higiene menstrual, banheiros, instalações e lavagem de mãos e gestão de resíduos.

No Reino Unido, estima-se que 10% das mulheres não tenham conseguido comprar produtos menstruais. Esse percentual aumenta significativamente em países em desenvolvimento, como Nepal, Bangladesh ou Índia, onde, segundo o Ministério da Saúde do país, apenas 12% das mulheres têm acesso a produtos de saúde.

Essa situação é um problema sério, uma vez que a falta de higiene menstrual pode causar riscos à saúde física e está relacionada a infecções do trato urinário e problemas de saúde reprodutiva, conforme indicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Para resolver esse problema, a Escócia distribui toalhas e tampões de graça para estudantes de todos os níveis de escolaridade desde 2018. Essa medida teve um grande impacto na vida dos jovens que sofriam conflitos todos os meses para acessar dispositivos médicos adequados.

Agora, o Projeto de Lei do Período foi introduzido pela política de Monica Lennon, com o objetivo de que o governo escocês garanta que os produtos de higiene feminina estejam disponíveis gratuitamente para qualquer mulher que precise deles.

O parlamento escocês aprovou o projeto na primeira etapa. Se o projeto se tornar lei, a Escócia se tornará o primeiro país do mundo a oferecer produtos de higiene menstrual gratuitos.

“Estes não são itens de luxo. Na verdade, eles são essenciais e ninguém na Escócia deve ficar sem dispositivos médicos ”, disse a parlamentar escocesa Monica Lennon.

Essa proposta busca acabar com as dificuldades que as mulheres sofrem e espera ser um exemplo para todos e, assim, motivar os governos de outros países a tomar medidas semelhantes a esse problema.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Fotos: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.