Esta história ocorreu na cidade de Bariloche, Argentina, quando uma menina de 13 anos com deficiência múltipla foi legalmente adotada por Florencia Souto após ter vivido com ela e sua família por vários anos.

Em entrevista à mídia local, Florencia relatou como foi o processo desde o momento em que a conheceu até receber a sentença do Poder Judiciário Provincial de Río Negro que possibilitou a adoção legal da menina:

“A conheci quando eu trabalhava em um lar para pessoas com deficiência e, junto com meus dois filhos, decidi levá-la para casa para que ela pudesse ter outra vida, uma família, amigos, pessoas que a amam. Queríamos que ela pudesse sair de férias e comemorar aniversários e festas de fim de ano como as outras crianças”.

E acrescentou que ela “é um ser especial que vem nos ensinar que nada é impossível na vida. A primeira vez que a vi, ela me abraçou e disse, “mamãe”. foi amor à primeira vista. Tínhamos os meios e recursos para poder dar-lhe amor e ajudá-la a progredir, então aos poucos passamos a integrá-la com os filhos e lidar com toda a parte médica. Logo a minha família passou a ser a dela também.

A menina nasceu com várias deficiências agravadas pela epilepsia e problemas respiratórios e cardíacos, por isso, infelizmente tinha pouca probabilidade de ser adotada. No entanto, esta situação não foi uma limitação para Florencia, que ficou determinada a iniciar o processo de adoção e comentou que “não é fácil, mas também não é impossível. As crianças com deficiência merecem oportunidades, porque têm muito amor para oferecer.

Esta história foi divulgada pela Secretaria da Criança, do Adolescente e da Família da Argentina e celebrada em diferentes partes do mundo inspirando outras pessoas a adotarem pessoas com deficiência. A esse respeito, Florencia mencionou que sua mensagem “é que você não perca a experiência de dar uma chance a essas crianças porque o amor ajuda você e a todos, a ser pessoas melhores e a ver as coisas de forma diferente”.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Foto destacada: Reprodução.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.