Acordar apenas uma hora antes pode reduzir o risco de uma pessoa de depressão grave em 23%, sugere um novo estudo genético abrangente.

O estudo de 840.000 pessoas, por pesquisadores da University of Colorado Boulder e do Broad Institute of MIT e Harvard, representa algumas das evidências mais fortes de que o cronótipo – a propensão de uma pessoa para dormir em um determinado horário – influencia o risco de depressão.

Também está entre os primeiros estudos a quantificar quantas mudanças são necessárias para influenciar a saúde mental.

À medida que as pessoas acabam trabalhando em esquema de home office por mais horas do que fariam se estivem trabalhando presencialmente – uma tendência que levou muitos a irem dormir mais tarde- as descobertas podem ter implicações importantes.

“Já sabemos há algum tempo que existe uma relação entre o tempo de sono e o humor, mas uma pergunta que ouvimos com frequência dos médicos é: Quanto mais cedo precisamos dormir para ver um benefício?” disse a autora sênior Celine Vetter, professora assistente de fisiologia integrativa na CU Boulder. “Descobrimos que mesmo o horário de sono uma hora mais cedo está associado a um risco significativamente menor de depressão.”

Estudos observacionais anteriores mostraram que os notívagos têm duas vezes mais probabilidade de sofrer de depressão do que os madrugadores, independentemente de quanto tempo dormem. Mas como os próprios transtornos de humor podem perturbar os padrões de sono, os pesquisadores tiveram dificuldade em decifrar o que causa o quê.

Outros estudos tiveram amostras pequenas, confiaram em questionários de um único ponto no tempo ou não levaram em consideração fatores ambientais que podem influenciar tanto o tempo de sono quanto o humor, potencialmente confundindo os resultados.

Em 2018, Vetter publicou um grande estudo de longo prazo com 32.000 enfermeiras mostrando que os “madrugadores” eram até 27% menos propensos a desenvolver depressão ao longo de quatro anos, mas isso levantou a questão: o que significa ser um madrugador?

Para ter uma noção mais clara de se mudar o tempo de sono mais cedo é realmente protetor, e quanto mudança é necessária, o autor principal Iyas Daghlas, MD, recorreu a dados da empresa de testes de DNA 23 and Me e do banco de dados biomédico UK Biobank. Daghlas então usou um método chamado “randomização Mendeliana” que alavanca associações genéticas para ajudar a decifrar causa e efeito.

“Nossa genética é definida desde o nascimento, então alguns dos vieses que afetam outros tipos de pesquisa epidemiológica tendem a não afetar os estudos genéticos”, disse Daghlas, que se formou em maio na Harvard Medical School.

Mais de 340 variantes genéticas comuns, incluindo variantes no chamado “gene do relógio” PER2, são conhecidas por influenciar o cronótipo de uma pessoa, e a genética explica coletivamente 12-42% de nossa preferência de horário de sono.

Os pesquisadores avaliaram dados genéticos não identificados nessas variantes de até 850.000 indivíduos, incluindo dados de 85.000 que usaram rastreadores de sono vestíveis por 7 dias e 250.000 que preencheram questionários de preferência de sono. Isso deu a eles uma imagem mais granular, até o momento, de como as variantes nos genes influenciam quando dormimos e acordamos – cujos resultados acabaram de ser publicados na revista JAMA Psychiatry.

Na maior dessas amostras, cerca de um terço dos indivíduos pesquisados ​​se identificaram como cotovias matinais, 9% eram notívagos e o restante ficava no meio. No geral, o sono médio era de 3h da manhã, o que significa que eles iam para a cama às 23h e levantavam às 6h.

Com essas informações em mãos, os pesquisadores se voltaram para uma amostra diferente que incluía informações genéticas, juntamente com registros médicos e de prescrição anônimos e pesquisas sobre diagnósticos de transtorno depressivo maior.

Usando novas técnicas estatísticas, eles perguntaram: aqueles com variantes genéticas que os predispõem a acordar cedo também têm menor risco de depressão?

A resposta é um firme sim.

Cada ponto médio do sono uma hora antes (no meio do caminho entre a hora de dormir e a hora de acordar) correspondeu a um risco 23% menor de transtorno depressivo maior.

Isso sugere que, se alguém que normalmente vai para a cama à 1h da manhã, em vez disso, vá dormir à meia-noite e durma a mesma duração, ele poderia reduzir o risco em 23%; se forem para a cama às 23h, podem reduzir em cerca de 40%.

Não está claro com o estudo se aqueles que já acordam cedo poderiam se beneficiar de acordar ainda mais cedo. Mas para aqueles na faixa intermediária ou noturna, mudar para uma hora de dormir mais cedo provavelmente seria útil.

O que poderia explicar esse efeito?

Algumas pesquisas sugerem que obter maior exposição à luz durante o dia, o que costuma ocorrer com os madrugadores, resulta em uma cascata de impactos hormonais que podem influenciar o humor.

Outros observam que ter um relógio biológico, ou ritmo circadiano, com tendências diferentes do da maioria das pessoas pode ser deprimente.

“Vivemos em uma sociedade projetada para as pessoas da manhã, e as pessoas da noite muitas vezes se sentem como se estivessem em um estado constante de desalinhamento com o relógio da sociedade”, disse Daghlas.

Ele enfatiza que um grande ensaio clínico randomizado é necessário para determinar definitivamente se ir para a cama cedo pode reduzir a depressão. “Mas este estudo definitivamente muda o peso das evidências para apoiar um efeito causal do tempo de sono na depressão.”

Para aqueles que desejam mudar para um horário de sono mais cedo, Vetter oferece este conselho:

“Mantenha seus dias claros e suas noites escuras”, diz ela. “Tome seu café da manhã na varanda. Caminhe ou vá de bicicleta para o trabalho, se puder, e diminua os componentes eletrônicos à noite.”

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Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Good News Network.
Foto destacada: Foto de Andrea Piacquadio no Pexels.

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