Adidas rompe contrato com Kanye West após comentários antissemitas

A Adidas anunciou o fim da parceria com Kanye ‘Ye’ West após diversas polêmicas e falas antissemitas do rapper nesta terça-feira, 25. A marca condenou atitudes e reiterou que produtos não estão mais sendo fabricados.

A suspensão do contrato com a Yeezy, marca idealizada pelo músico e centro da relação comercial entre as empresas, acarretará um prejuízo de 250 milhões de euros (aproximadamente R$ 1,3 bilhão), como vendas do último trimestre do ano são essenciais.

Entre outras falas polêmicas nas últimas semanas, Kanye West disse que George Floyd faleceu devido ao opioide fentanil, disse não acreditar em antissemitismo e usou camisas com a frase “vidas brancas importam” – ironizando o movimento Black Lives Matter. As publicações do rapper renderam o bloqueio do Twitter e Instagram.

“Após revisão completa, a empresa tomou a decisão de encerrar parceria com Ye, encerrar a produção de produtos da Yeezy e parar todos os pagamentos a Ye e suas empresas. A Adidas interromperá os negócios com efeito imediato.” disse a empresa por meio de uma nota publicada em seu site.

“Os comentários e ações recentes de Ye foram inaceitáveis, com ódio e perigosos, e violam os valores de diversidade e inclusão da empresa, assim como o respeito mútuo e a justiça,” continuou, antes de afirmar que a Adidas é contra o antissemitismo e qualquer tipo de preconceito. De acordo com a marca, todos os designs da Yeezy são de propriedade da Adidas.

A Balenciaga também anunciou o fim da parceria com Kanye West depois dos comentários controversos do rapper nos últimos dias.

“Balenciaga não possui mais qualquer relação ou planos para projetos futuros relacionados a este artista”, disse a empresa Kering, detentora da marca, ao jornal Women’s Wear Daily na última sexta, 22, sem maiores detalhes.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações da revista Rolling Stone.
Fotos: Reprodução.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.