Um adolescente sofreu queimaduras de terceiro grau na perna depois de tentar refazer um desafio do TikTok inspirado no programa de sucesso da Netflix, Round 6.

Aiden Higgie, de 14 anos, estava entediado durante o confinamento em Sydney no início deste mês, quando decidiu tentar o desafio do biscoito, que aparece no programa de TV coreano.

O desafio envolve fazer um Dalgona Candy, tradicional doce coreano, m em seguida tentar esculpir uma forma no biscoito usando um alfinete, sem quebrá-lo.

Como os adolescentes em todo o mundo, Aiden tentou fazer o Dalgona Candy usando uma receita que encontrou no TikTok combinando água, bicarbonato de sódio e açúcar em um copo de plástico.

Mas quando ele derreteu a mistura em um copo que não era adequado para micro-ondas, ele explodiu – espirrando o açúcar derretido para suas pernas.

“A mistura atingiu uma temperatura absurda e, quando ele tirou o copo, ele explodiu em sua mão”, disse sua mãe, Helen, ao Daily Telegraph.

“Queimou sua mão e, por ser açúcar e plástico derretido, desceu por sua perna, do joelho até a canela, e continuou queimando, queimando e queimando. Era como um caramelo e queimou até os nervos.”

Aiden sofreu queimaduras de primeiro grau na mão e queimaduras profundas e danos nos nervos da perna, que eram tão graves que os médicos temiam que ele precisasse de um enxerto de pele.

Helen, que estava em outra sala no momento do incidente, disse que muitos de seus copos podem ser usados no microondas, mas outros não são e as crianças não conseguem perceber a diferença.

As queimaduras estão cicatrizando bem sozinhas, mas Aiden vai passar o próximo ano usando uma bandagem de pressão.

“É chocante que um ato tão simples, como fazer um biscoito, possa ter consequências tão graves”, disse ela.

No mês passado, as pesquisas no Google por ‘receita de biscoito’ e ‘desafio do biscoito’ aumentaram em todo o mundo, principalmente na Austrália, Grã-Bretanha e Nova Zelândia.

Aiden disse que queria dar uma chance ao popular desafio depois de vê-lo ‘em toda a internet’ e alguns de seus amigos já tinham feito isso.

Ele agora está tentando convencer outros adolescentes não tentarem ou, se o fizerem, se certificarem de que ser supervisionados por seus pais.

Aidan é uma das três crianças internadas no hospital infantil de Westmead no mês passado por queimaduras depois de tentar enfrentar o desafio.

O hospital alertou os pais para permanecerem vigilantes enquanto relatos de ferimentos inspirados em Round 6 aumentam em todo o mundo.

Todas as três crianças foram queimadas enquanto derretiam açúcar quente e o transferiam para papel manteiga.

As lesões variaram de escaldaduras leves a danos nos nervos, com as outras duas crianças também exigindo tratamento contínuo.

O chefe interino da Unidade de Queimados do hospital, Erik La Hei, disse que o biscoito coreano pode ser perigoso devido à alta temperatura na qual o açúcar derrete.

“A mistura de caramelo de favo de mel é mais quente e mais pegajosa”, disse o Dr. La Hei.

‘Se a mistura for derramada ou manuseada enquanto ainda está quente, o calor maior e os tempos de contato mais longos causam queimaduras mais profundas e graves.’

O Dr. La Hei disse que também estava ciente de mais dois casos na Austrália – um em Perth e outro em Melbourne.

Se uma criança for queimada, a queimadura deve ser colocada em água corrente fria por 20 minutos. Todas as roupas ou joias devem ser removidas.

Se a queimadura for maior do que 20 centavos, ou os pais estiverem preocupados, eles devem procurar ajuda médica.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Daily Mail.

RECOMENDAMOS






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.