“A união faz a força!” Esta parece ser só uma frase clichê repetida à exaustão em palestras motivacionais, mas um grupo de adolescentes está provando que há verdade nestas palavras. Eles estudam no 9º ano da Escola Atuação, no bairro Santa Quitéria, em Curitiba (PR), e lançaram a “Brigada do Bullying”: um projeto que visa orientar as crianças, desde a primeira infância, a não entenderem o bullying como algo normal.

“A ideia surgiu a partir de um problema que aconteceu com algumas meninas e um menino”, conta Bernardo Borges, de 14 anos de idade. “No fim do ano, estamos planejando chamar alguns alunos do futuro 9º ano para dar continuidade no projeto”, complementa Pedro Buco, também estudante.

A Brigada é formada por uma comissão de estudantes que vão traçar estratégias de combate à prática de atos violentos, intencionais e repetidos, contra uma pessoa indefesa, que podem causar danos físicos e psicológicos às vítimas.

Os monitores, definidos pelos próprios colegas, irão às salas todo mês para entregar papéis em que os alunos possam, por escrito, descrever quaisquer problemas que estejam acontecendo. No dia a dia, os estudantes da Brigada usam crachás para serem identificados e acionados por quem estiver precisando de ajuda.

É no mínimo reconfortante saber que há jovens tão conscientes, que se preocupam com o próximo e colocam a mão na massa para mudar aquilo que não gostam no mundo. Se o futuro estiver nas mãos deles, será lindo!

***

Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Razões para Acreditar.
Foto: Reprodução/Razões para Acreditar.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.