Ansiedade e depressão quando “está tudo bem”

Muitas pessoas têm o primeiro contato com a ansiedade e a depressão quando “tudo está indo bem”. Eles consideram que têm estabilidade em muitos aspectos e, no entanto, essa sintomatologia irrompe em sua vida para retirar o estabelecido. Sentimentos de descrença e perplexidade são comuns: por que agora que tudo está indo bem?

Neste artigo você descobrirá que esse aparecimento súbito de ansiedade e sintomas depressivos é algo mais comum do que parece e que, geralmente, se deve a motivos relacionados à instigação de mudanças importantes. Continue lendo e tente ouvir sua própria mensagem.

Quando a ansiedade e a depressão ganham vida

Os sintomas de depressão e ansiedade muitas vezes aparecem repentinamente na vida das pessoas que sofrem com isso. Tanto que o diagnóstico correto costuma ser precedido de um bom número de consultas médicas. A pessoa tenta dar uma explicação médica para esse sofrimento e o remédio, nesses casos, fica sem respostas no nível orgânico.

Diagnosticar os sintomas de depressão e ansiedade quando “tudo vai bem” para o paciente torna-se uma questão complexa, também para os profissionais de saúde. Muitos desses sintomas são difusos e cobrem um amplo espectro, especialmente quando o distúrbio tem início abrupto.

Por exemplo, a ansiedade às vezes pode aparecer na forma de somatizações, como dores de cabeça, dores de estômago ou tonturas. Os sintomas depressivos, da mesma forma, podem começar com uma sensação de fraqueza ou desaceleração motora. Essa face não tão conhecida dos distúrbios psicológicos pode atrasar seu diagnóstico e, portanto, seu correto tratamento.

psicologiasdobrasil.com.br - Ansiedade e depressão quando "está tudo bem"

Ansiedade e depressão quando “tudo está indo bem”

A ansiedade e a depressão quando “está tudo bem”, junto com a disseminação dos sintomas, geram sentimentos de descrença em relação ao seu diagnóstico real. Em muitos casos, o sofrimento de um ataque de pânico é confundido com os sintomas de um ataque cardíaco, por exemplo. Os sentimentos e sensações que são gerados são tão intensos que as pessoas não conseguem acreditar como tal coisa pode, de alguma forma, criar sua própria mente.

Ao receber um diagnóstico psicológico, você pode sentir algum alívio por não ser uma doença orgânica. No entanto, mais tarde, pode haver uma oscilação de emoções entre acreditar e não querer acreditar. Esse mecanismo de defesa é criado pela incapacidade de assumir repentinamente que é algo psicológico e, portanto, pela necessidade de aprofundar os problemas enterrados no subconsciente.

Ansiedade e depressão quando “tudo está indo bem” muitas vezes requerem mudanças posteriores. Mudanças das quais você nem estava totalmente ciente tiveram que ser feitas. E isso é uma coisa difícil de assumir. Na verdade, sentir ansiedade quando tudo está realmente indo bem não é ansiedade, mas uma resposta normal a um estressor. A ansiedade aparece apesar de não haver motivos para explicá-la a princípio.

Por que tenho esses sintomas agora que está tudo bem?

Após um período mais ou menos extenso, dependendo do caso, a pessoa recebe um diagnóstico relacionado a um distúrbio psicológico que explica os sintomas de ansiedade ou depressão e é aí que começam os questionamentos sobre sua origem. Aqui estão alguns casos comuns que ocorrem em consulta.

– Quando você consegue o que deseja e ainda assim se sente vazio. Às vezes, são criados desafios e expectativas sobre a obtenção de um determinado emprego, um relacionamento ou outros tipos de objetivos. Uma vez alcançado, esse sentimento de felicidade ou realização é esperado por ter alcançado o que tanto se almejou. Porém, de repente, as dúvidas começam a invadir: é isso o que você realmente queria e quais são os objetivos vitais agora? Uma sensação ambivalente entre procurar o novo e impor uma plenitude que não vem e um fundo de sensação de vazio.

– Na verdade, nem tudo está bem. Às vezes, as pessoas se convencem de que algo está certo quando na verdade as machuca de alguma forma. Por exemplo, é comum que personalidades dependentes continuem com parceiros abusivos, convencendo-se de que não são. No entanto, a ansiedade e a depressão vêm para lhe dizer que não é tão forte e difícil se fazer de surdo.

“O passado inexplorado”. As feridas emocionais produzidas pelo trauma, em muitos casos, estão encapsuladas em um esquecimento que tenta proteger o psiquismo de situações potencialmente prejudiciais. Mas, a ansiedade e a depressão, justamente quando “tudo vai bem” tentam aproveitar essa calma do presente para poder enfrentá-la. Em outras palavras, sua mente busca sabiamente um momento de estabilidade para curar as feridas do passado, agora que você tem margem para fazer isso.

psicologiasdobrasil.com.br - Ansiedade e depressão quando "está tudo bem"

Ansiedade e depressão quando “está tudo bem”: tem certeza?

É comum que a ansiedade e a depressão, quando “tudo vai bem” para o paciente, tenham início súbito e intenso. Às vezes, os sintomas relacionados às somatizações levam à procura de uma doença em nível orgânico , o que pode levar a um diagnóstico e tratamento tardios.

Na verdade, essa intensidade e a ausência de estressores óbvios criam um impulso de negação em direção a uma explicação psicológica. Isso ocorre porque a mente criou mecanismos de defesa para evitar desenterrar conflitos latentes que podem nos prejudicar. Porém, a ansiedade e a depressão quando “tudo vai bem” podem buscar justamente aquele momento de calma em que temos recursos suficientes para lidar com esses conflitos .

O aparecimento desses sintomas naquele momento específico de calma pode estar relacionado ao alcance e renovação de metas vitais. Da mesma forma, esses sintomas podem tentar desmascarar certas realidades prejudiciais, rompendo com a autoconfiança de que “está tudo bem”. Finalmente, é comum que esses sintomas também ocorram como resultado de certas experiências traumáticas no passado.

De qualquer forma, a mente humana é capaz de esquecer e lembrar dos conflitos para manter o equilíbrio . Ele sempre tentará nos proteger do que sofremos. Pois bem, escondê-los quando não temos recursos suficientes ou fazer-nos enfrentá-los com uma força notória. Na ansiedade e na depressão, quando “tudo vai bem”, parte da luta acaba quando você decide parar de se afirmar e a mensagem é ouvida.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de La Mente Es Maravillosa.
Fotos: Reprodução/Melancholia.






Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.