Antonio Vicente transformou uma simples pastagem em uma belíssima floresta tropical. Chamaram-no de louco porque ele plantou mais de 50.000 árvores, mas ele estava apenas construindo um futuro mais bonito para viver.

Quando criança, ele viu pecuaristas cortarem árvores para criar pastagens, fazendo com que a água secasse e não voltasse mais. Aos 14 anos, ele se mudou para a cidade, onde finalmente conseguiu dinheiro suficiente para comprar 30 hectares de terra.

“Quando comecei a plantar, as pessoas me disseram: ‘Você não será capaz de colher os frutos, porque leva 20 anos para que a planta se torne frutífera”, disse Antonio Vicente em entrevista à BBC. “Eu disse a eles: ‘Vou plantar essas sementes, porque alguém plantou as que eu estou comendo agora. Então vou plantá-las para os outros comerem.’”

Antonio ao lado da primeira árvore que plantou há mais de 40 anos. Crédito: Gibby Zobel

Determinado a recuperar a vegetação, em 1973 ele começou a plantar sementes em sua terra nos arredores de São Paulo; tendo em mente que isso levaria décadas para dar frutos e que talvez ele não fosse capaz de ver os resultados.

“Quando eu era criança, muitos cortavam árvores para criar pastagens e para o carvão. A água secou e não voltou mais. Pensei: a água é valiosa, ninguém produz água e a população não para de crescer. O que vai acontecer? Estamos ficando sem água”.

Crédito: Tommaso Protti para o Guardian

Depois de 30 anos replantando sua terra, hoje a floresta de Antonio tornou-se o lar de várias espécies, como tucanos, apacas, esquilos, javalis e até uma onça-pintada e uma jaguatirica. No momento da compra, a terra tinha apenas uma fonte de água; hoje existem cerca de 20.

Este incrível homem de 83 anos conseguiu devolver a água às suas terras e agora ninguém o chama de louco.

***
Destaques Psicologias do Brasil, com informações de Nation.
Foto destacada: Reprodução.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.