Pouca gente sabe, mas Ary Fontoura, veterano ator da Rede Globo, tem um irmão pediatra, o Ivan Fontoura de 92 anos. O ator, que está no ar atualmente na novela A Dona do Pedaço, utilizou o seu perfil no Instagram para postar, neste fim de semana, uma linda homenagem ao irmão, que mesmo com idade avançada, não abandona seu ofício de pediatra. Todas as segundas e quintas-feiras, Ivan atende crianças gratuitamente no posto de saúde em Praia de Leste, em Pontal do Paraná, no estado do Paraná.

“Eu já ganhei dinheiro que dá pra viver. Sempre estive ligado às crianças com necessidades, na parte social, e quis continuar. Havia necessidade de ajudar aqui, porque o povo me conhece e acaba pedindo”, contou o pediatra em entrevista ao portal BandaB na última sexta, 19.

Ivan se formou em Medicina em 1951 pela Universidade Federal do Paraná. Ele tem ainda pós-graduação e Mestrado na Universidade da Califórnia, além de Doutorado em Sourbone, na França.

Ele já recebeu as duas principais honrarias do Conselho de Medicina do Paraná: o Diploma de Mérito Ético-Profissional, por 50 anos dedicados à atividade; e a Medalha de Lucas – Tributo ao Mérito Médico, por seu trabalho médico-social.

Durante anos, Ivan Fontoura foi diretor de hospitais, incluindo o Pequeno Príncipe, onde se aposentou no ano de 2005, após um trabalho para um atendimento mais humanizado na instituição.

A inspiração para a medicina é antiga, da época de criança.

“Eu comecei a querer ser médico após receber uma visita de um cirurgião, há quase 90 anos. Eu vi o atendimento dele e aquilo foi mágico. Devagarinho, fui estudando e sempre pensando em ser médico. A Medicina deu muito trabalho, mas é uma fonte de muita alegria. Compensa muito”, disse Ivan.

Ivan garante que não pensa em parar, apesar da idade.

“Eu vou até quando não poder mais. Eu quero morrer em pé. Fisicamente eu sofro, trabalhando sem parar, descansando só para tomar um café, mas ser médico é isso. Depois a gente se recompõe e continua”, diz.

Confira, abaixo, a homenagem do irmão Ari Fontoura:

***
Destaques Psicologias do Brasil com informações de SNB e BandaB.
Foto destacada: Arquivo pessoal.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




DESTAQUES PSICOLOGIAS DO BRASIL
Uma seleção das notícias relacionadas ao universo da Psicologia e Comportamento Humano.